O 1° Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) no Maranhão, realizado nessa sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Imperatriz, marcou a contribuição do estado para a proposta do Poder Executivo que definirá as metas educacionais da próxima década.
O presidente da Comissão Especial do PNE, deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA), destacou a importância do debate para o Maranhão. “Nossa realidade precisa constar também no relatório que será apresentado no final de agosto. O Maranhão clama por melhorias estruturantes nas políticas educacionais, assim como os demais estados nordestinos”. Ele disse ainda é preciso reconhecer as dificuldades que a educação enfrenta em todo o país.
Para o relator da proposta, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), que já esteve presente em mais de 18 estados brasileiros, a oportunidade criada para ouvir a sociedade maranhense, com a participação de reitores, sindicatos e autoridades políticas, mostra que existe uma força conjunta para melhorar os índices educacionais do estado.
PNE
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE) foi enviado ao Congresso em dezembro de 2010 e já recebeu 2.905 emendas parlamentares. O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e vinte metas, seguidas das estratégias específicas de concretização para a melhoria da educação em todo o país. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Segundo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, Imperatriz se tornar sede deste seminário representa o avanço e o crescimento que a cidade tem vivido. “As pessoas tem acreditado no nosso crescimento. A discussão presente neste seminário sobre o PNE, possibilitará importantes esclarecimentos para a educação de Imperatriz”.
O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), autor do requerimento para realização do seminário, afirmou que os esforços na Câmara dos Deputados estão concentrados para que a proposta do PNE seja aprovado com o maior número de sugestões possíveis e possa representar a vontade da sociedade brasileira.
Autoridades presentes
Marcaram presença ainda no seminário: senador João Alberto; secretária-adjunta estadual de Educação, Virna Pereira Teixeira; deputado federal Alberto Filho; deputado federal Francisco Escórcio; gestor regional de Educação, Agostinho Noleto; secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro; o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Augusto Silva Oliveira e o pró-reitor de Ensino da UFMA, Aldir Carvalho Filho.
Comentários