Num intercâmbio entre a UFMA e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP, acadêmicos de vários campi da instituição no Estado e convidados participaram da programação acadêmica da 1ª Semana de Licenciatura em Ciências Naturais, encerrada na última sexta-feira (26).
Dentre os projetos apresentados, um dos destaques foi o fogão que funciona apenas com a incidência dos raios solares. Criado na disciplina de física, esse invento utiliza material reciclado com o objetivo de evitar agressões ao meio ambiente. “Com esse fogão, a gente vai trabalhar os vários conceitos relacionados à luz e à radiação”, exemplificou o coordenador do evento, o Prof. Dr. Marcelo Soares.
O educador ressaltou que a meta do evento foi proporcionar aos participantes a compreensão de conteúdos trabalhados em sala de aula para reforçar a didática do ensino que inclui, na metodologia, atividades de teatro, estágio em comunidades indígenas da região e a educação inclusiva. “A gente conseguiu mostrar para o pessoal como trabalhar, de uma maneira simples, conceitos que pareciam complexos. Que através de jogos é possível ensinar conceitos de matemática e de física, tornando-os fáceis de assimilar”, explicou Marcelo Soares.
O professor de Geografia Alex Climan, acadêmico do campus de Codó, aprovou o conteúdo apresentado durante esta semana no campus de Imperatriz. O interesse maior foi na área de geologia, mas ele disse ter gostado de toda a programação e que vai pôr em prática muito do que aprendeu a partir de agora. “Aqui os alunos puderam perceber que a ciência é construída por muitas áreas de conhecimento e, para mim, foi muito positivo e enriquecedor”, avaliou Alex.
O vice-reitor da UFMA, Antonio José Antonio Oliveira, em sua participação no evento, destacou a forte atuação do Campus de Imperatriz na divulgação da Ciência e do conhecimento.
“Durante o período de 17 a 23 de outubro teremos também a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Imperatriz, um evento que é realizado em praça pública para a comunidade em geral. A UFMA sempre participa por meio de São Luís e dos campi de Pinheiro, Zé Doca, Caxias e Codó, e Imperatriz participa efetivamente”, apontou.

Licenciatura em Ciências Naturais

No Brasil existem vários cursos de Licenciatura em Ciências Naturais ou de Ciências da Natureza, mas o diferencial do curso da UFMA é que ele trabalha por competência e habilidade. A criação do curso foi para atendimento à demanda regional e atende uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) de propor a aplicação prática das ciências para facilitar o aprendizado. (ASCOM/UFMA – Núcleo Imperatriz)