Exército Brasileiro: "Braço forte no sentido de estar preparado para a defesa do país e mão amiga na integração com a sociedade"
Como tradicionalmente faz, o  50º Batalhão de Infantaria de Selva, "Batalhão Capitão - Mor Moniz Barreto", comemorou o dia mais especial para o Exército Brasileiro. 25 de agosto, o Dia do Soldado, data alusiva ao dia de nascimento de Duque de Caxias, Patrono do Exército.
A comemoração da data foi iniciada no dia 20 e se encerra hoje. Durante o período foi realizada  uma série de atividades como parte da programação das comemorações: a Corrida do Soldado, que contou com seiscentos participantes e teve suas inscrições encerradas quinze dias após a abertura;  visita de escolas, torneios esportivos e cultos religiosos foram outros eventos realizados.
Na noite de ontem, militares e civis foram condecorados durante cerimônia comandada pelo tenente-coronel Roberto Furtado Batista, oportunidade na qual foram entregues Medalhas Militares, Diplomas de Amigos do 50º BIS, Praça mais Distinta, Combatente de Melhor Aptidão Física e Melhor Atirador. Os soldados incorporados no corrente ano também prestaram o juramento à Bandeira Nacional. Prestigiaram o evento autoridades civis e militares, familiares, amigos do Batalhão e convidados.
A data é importante para o Exército, porque é o dia em que é celebrado o patrono Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, e aos soldados é dada a honra de seguir os passos do seu maior combatente e pacificador que deixou o legado do "braço forte e mão amiga". Braço forte no sentido de estar preparado para a defesa do país e mão amiga na integração com a sociedade".
É nesse perfil que se comemora o Dia do Soldado.