Em dois anos de trabalho à frente da Prefeitura de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos avalia que a cidade caminha na contramão do cenário que muitos municípios do mesmo porte vivenciam. Apesar dos grandes desafios devido à recessão econômica, compromisso e dedicação dos profissionais que trabalham pela cidade garantem conquistas diárias que culminam na melhoria da qualidade de vida local.
Com ações de pequena ou grande proporção, a comunidade tem desfrutado da nova feição urbanística em dezenas de praças, arborização e limpeza em diversos setores da cidade. A Prefeitura também tem investido em drenagem e construção de pontes de concreto para tirar bairros inteiros do isolamento. A coleta seletiva empresarial e domiciliar também merecem destaque, iniciativa do poder público que, com a participação popular, evita o acúmulo de lixo e gera renda para dezenas de famílias que vivem da reciclagem.
Em entrevista, o prefeito pontuou avanços significativos como no saneamento básico com o PAC 2 da Vila Nova. “Foi uma verdadeira guerra conseguir resgatar esse investimento para uma área tão importante cujo serviço Imperatriz é tão carente. Apenas 25% da cidade possui saneamento básico. Chega a ser vergonhoso. Uma cidade que tem economia tão pujante, com 166 anos de fundação e ainda amarga esses números. Saneamento básico além uma importante obra para a infraestrutura, significa também saúde, dignidade para nossa população. Sem esquecer que cada real investido no saneamento básico equivale a outros três economizados na saúde”, observa.
O gestor destaca também avanços na saúde com a reforma de Unidades Básicas, melhorias implantadas no Hospital Municipal, em especial no investimento em equipamentos novos para atendimento à população. “Inclusive entregamos na sexta-feira, 28, a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas dos Três Poderes”, ressalta.
Além da infraestrutura e saúde, a gestão tem avançado em todos os setores, “sempre focando na prestação de serviços à comunidade”. Segundo o gestor, projetos como o mutirão de cidadania que já percorreu 13 localidades entre bairros e povoados, e o Jiu Jitsu nas escolas, são exemplo da proposta de ampliar serviços à comunidade. “Mesmo sendo aos sábados quando não há expediente nas repartições da Prefeitura, nossos servidores se empenham em garantir que os serviços de responsabilidade do Município cheguem a quem precisa de atendimento. O sucesso desse programa é resultado do empenho de todos”.
Na educação, ele pontua ações de incentivo à pesquisa científica e melhoria nas estrutura física das escolas da rede municipal, inclusive com climatização de mais de cem salas de aula. “Além de todas as reformas entregues em 2018, vamos começar o ano letivo de 2019 com inauguração de uma escola novinha na Vila Mariana, aumentando prédios do Município e reduzindo os aluguéis”.
Já na economia, programas como o “Mais empreendedor” e o “Sedec Mais” têm aproximado empregadores dos profissionais através do Sine Municipal, bem como qualificação profissional gratuita em parceria com a Associação Comercial e Industrial e orientação técnica para formalização de profissionais liberais, fomentando a economia. “Graças a essas inovações, ficamos entre os 15 finalistas do prêmio Prefeito empreendedor promovido pelo Sebrae”.
Na agricultura, ele cita a tão sonhada conclusão do Mercado do Peixe, obra que durou cerca de 16 anos para ser concluída. “Conseguimos destravar o processo junto ao Governo Federal e finalmente pescadores e feirantes trabalham em um espaço digno”, destaca ao citar a perfuração de poços artesianos em comunidades da zona rural.
“São muitas ações em todos os setores, é na limpeza; no meio ambiente com a construção do aterro sanitário já em processo de implantação; no planejamento urbano com a organização da cidade; no trânsito; na regularização fundiária com a legalização de imóveis e resolução de conflitos; no esporte que mais oportunidades; no desenvolvimento social, que além dos programas regulares avança na habitação... Só temos a agradecer e reafirmar nosso compromisso em avançar mais. E pra encerrar o ano, programação cultural na Beira Rio, com atrações voltadas a todos os perfis de público”, conclui. (Kayla Pachêco – Ascom)
Comentários