Imperatriz é pioneira na implantação do Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Agora, além de estimular e orientar sobre sustentabilidade, a Prefeitura passa a desenvolver ações voltadas para o uso racional dos recursos naturas, bens públicos e gestão adequada de resíduos sólidos dentro da própria gestão municipal.
As diretrizes do programa A3P visam à redução do consumo de água, energia e estimular licitações sustentáveis, entre outras. Para o secretário municipal de Administração e Modernização, Iramar Cândido, a implantação do Programa denota um grande desafio, sobretudo por se tratar de mudança de hábito, mas que certamente refletirão positivamente no meio ambiente. "O plano de ação será elaborado a partir do diagnóstico de cada secretaria envolvida. E após isso será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. Nossa preocupação é promover a sustentabilidade dentro da própria gestão e, evidentemente, promover a sustentabilidade na cidade".
Segundo a assessora de Projetos Especiais do Município, Ivanice Cândido, o A3P é um programa que tem a finalidade de promover a responsabilidade socioeconômica e a doação de procedimentos, referenciais de sustentabilidades e critérios socioambientais nas atividades do setor público. Ressalta que a Prefeitura tem realizado ações que agora serão intensificadas após adesão do município ao Programa A3P.
"Em Imperatriz, os eixos do programa estão centrados nas temáticas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos. Em termos de ações voltadas para o meio ambiente, Imperatriz está bem adiantada. Nós temos implantado projeto de coleta seletiva, temos feito acompanhamento desta ação, além de desenvolver capacitações para orientar a população. Mas queremos ir muito além".
A primeira reunião para a formação da comissão gestora responsável pela coordenação do Programa A3P em Imperatriz foi realizada nessa quarta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO). Representantes das secretarias de Educação, Trânsito, Desenvolvimento Social, Administração, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente e Gabinete do Prefeito participaram do evento. A portaria com os nomes dos integrantes da comissão será publicada dia 29.
Inicialmente, os integrantes da comissão ficaram responsáveis pela elaboração do diagnóstico com levantamento do consumo de recursos naturais; obras realizadas; práticas ambientais realizadas; levantamento de necessidades de capacitações de cada pasta. As informações serão apresentadas na reunião designada para dia 31, às 15h, no auditório da SEAMO. Os dados servirão para dar início ao plano de ação que será encaminhado para o Ministério do Meio Ambiente no mês de abril. (Eva Fernandes - Ascom)
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