Um estande montado em frente à sede da CEMAR, na BR-010, chamou a atenção de quem circulou pelo local nessa quinta-feira (22). Em cores verde e branca, a estrutura traz mensagens de reciclagem e preservação ambiental. Trata-se do projeto ECOCEMAR que, a partir de hoje, começa a funcionar em Imperatriz com o objetivo de trocar resíduos recicláveis por desconto na conta de energia.
O vendedor de lanches Wilton Rosa conta que ficou curioso com a novidade e buscou informações. "É muito interessante, eu estava de passagem e parei para aprender um pouco mais. De longe, vi uma tabela de preços e a frase 'doe seu resíduo' que chamou minha atenção".
Durante inauguração estiveram presentes vereadores, o vice-prefeito de Imperatriz, Luiz Porto, representantes de segurança, ambientalistas e a população. O presidente da CEMAR, Augusto Miranda, destacou a importância do projeto e falou da possível ampliação do posto de coleta de acordo com a aceitação da comunidade. "É um programa de responsabilidade social que tem trazido orgulho e bons resultados. Esse programa é autossustentável e não traz lucros para a CEMAR. Só quem ganha é o meio ambiente", destaca.
Em Imperatriz, uma empresa local será responsável por reciclar o material recolhido, o que proporcionará a geração de mais postos de emprego. "Dependendo da demanda, iremos expandir para outros bairros e cidades da região. Isso depende muito da resposta da população", completa Augusto Miranda.
A novidade já chamou a atenção de muitas pessoas que recolheram materiais e foram até o posto de entrega. É o caso da dona de casa Euzilene Cunha, que foi a primeira cliente cadastrada no projeto. "Eu já conhecia esse projeto em São Luís e fiquei muito feliz em saber que ele chegou a nossa cidade. Fiz questão de selecionar todo o lixo da minha casa porque, além de uma contribuição para o meio ambiente, agora é também uma economia para o bolso".
Para o ambientalista e membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Domingos Cezar, o projeto é mais do que uma iniciativa educativa, é humana. "É muito importante, principalmente, porque a população não tem esse lado ambiental e muitos ainda jogam lixo nas ruas, nos riachos. Esse projeto veio somar com o projeto Cidade Limpa, incentivando a população a selecionar o lixo das próprias casas e ainda ganhar desconto na conta de energia ou doar o valor a uma instituição social".
Expectativa - A empresa responsável pelo recebimento do material reciclável em Imperatriz é a Resul, que será responsável pela coleta, triagem e destinação dos resíduos recicláveis. Segundo o diretor da empresa, Gustavo Ribeiro, o projeto ECOCEMAR vai trazer benefícios não só para a comunidade, mas também ao meio ambiente. "Para se ter uma ideia, no Brasil esse ramo gera 16 bilhões de reais anuais. No ano passado, a empresa Resul reciclou cerca de 1 mil tonelada de material reciclável e junto com o ECOCEMAR pretendemos reciclar o dobro ou até mesmo o triplo".
Como funciona - Ao chegar no posto de atendimento, o cliente é recepcionado pelo atendente que pesa o material. A balança contabiliza o valor de acordo com o valor de mercado de cada item. Logo em seguida, o cliente recebe um cupom fiscal com o valor total dos produtos entregues e um cartão com bônus gerados pelo material reciclável que será debitado na próxima fatura da conta de energia.
Doação - Os consumidores industriais e comerciais não poderão ter desconto na sua fatura, mas podem doar os bônus para as entidades beneficentes cadastradas na Companhia. Em Imperatriz, as doações podem ser encaminhadas para as seguintes instituições: Creche Escola Vida, Associação Beneficente Cidade Esperança, Escola Santa Clara de Assis, Centro Terapêutico Casa de Davi e Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)