Hemerson Pinto
Rosa foi a cor predominante na audiência pública realizada na manhã de ontem na Câmara de Vereadores. Homens e mulheres vestiram a camisa da campanha Outubro Rosa, uma luta contra o câncer de mama, ou usaram adesivos e laços distribuídos pelos corredores do palácio Dorgival Pinheiro, Centro. A campanha acontece em todo o mundo.
“A cada 15 segundos uma mulher fica portadora do câncer de mama”, disse a voluntária da campanha Outubro Rosa em Imperatriz, Mara La Rocque, destacando a gravidade da doença que mais mata mulheres no Brasil. Mara declara que na luta contra a doença, a prevenção também é o melhor remédio.
“A prevenção tem que estar embutida na cabeça de toda mulher, principalmente naquelas que têm histórico familiar de câncer. É preciso levar a campanha para as ruas, que homens preocupados com a saúde da mãe, esposa, filha, possam ajudar nesse processo de esclarecimento para evitar que a doença se instale de maneira brutal e que venha a vitimizar todas as mulheres”, alerta.
Outra voluntária destacou a busca por melhor atendimento a pacientes com câncer. “Pessoas com essa doença necessitam ter o conforto e a dignidade para fazer o tratamento”, ressalta Sandra Helena, que participa da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina, instituição criada para apoiar pessoas com câncer, que vêm de outras cidades buscar Imperatriz na tentativa de encontrar tratamento. Sandra lamentou a falta de tratamento pelo Sistema Único de Saúde.
O aposentado Carlos Alberto Brandão vestiu a camisa. “A conscientização é o primeiro passo, nós homens deveremos aderir à campanha”, lembrando que também é necessário quebrar o preconceito contra a prevenção a outro de tipo de câncer, o de próstata.
Em números, o diretor do Hospital São Rafael, que busca parcerias com setores públicos e privados para combater a doença, apresentou números relacionados ao tratamento de pacientes com câncer realizados no hospital, de janeiro ao início de outubro de 2013. Segundo José Fernandes, foram cerca de 19 mil consultas, 4.660 sessões de quimioterapia, mais de 5.000 mamografias, ressonância magnética e tomografias computadorizadas. O número de exames laboratoriais ultrapassou a marca de 37 mil, destinados ao tratamento de câncer já diagnosticados.
“Não é uma campanha empresarial, religiosa ou política. É uma luta para fazer alguma coisa a mais. O melhor tratamento ainda é a prevenção. Não há o melhor médico, a melhor máquina. O melhor é a prevenção”, declara o diretor do Hospital São Rafael.
No dia 26 de outubro, a campanha Outubro Rosa realiza uma caminhada pelas principais ruas do centro de Imperatriz e palestras em vários bairros.
Comentários