Sebastião Madeira
A melhor maneira de homenagear um povo e uma cidade é trabalhar por eles. Ao longo de 8 anos de mandato como único prefeito reeleito na história de nossa Imperatriz, fizemos exatamente isso. Conheço minha cidade como poucos, da periferia, onde falta tudo, menos dignidade na sua gente, até a rua onde moram abastados. Imperatriz é assim. Cidade farta. Incomum. Cidade que encanta e, portanto, cantada Brasil afora. Cidade que a todos orgulha.
Neste 16 de julho de 2016, em que completa 164 anos de emancipação política, é preciso ver a cidade sob um outro olhar. Ficou definitivamente para trás a Imperatriz dos Ciclos, do arroz, da madeira, do ouro. A Imperatriz do Trabalho e do Progresso caminha a passos largos, altaneira, para ser a Imperatriz do Desenvolvimento. Não é mais a mesma.
Na Saúde, na Educação, no Desenvolvimento Social, tudo funciona. Imperatriz é um município que cumpre suas obrigações sociais e financeiras. Deixando os números e baixos índices encontrados até o ano de 2008 e saltar, sob nossa administração, 271 posições consolidadas na Educação (0,7097), Saúde (0,7602) e Emprego e Renda (0,7685), o IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) atestou: Imperatriz é realmente uma melhor cidade para se viver.
E qual será a Imperatriz do amanhã? Nesses 8 anos buscamos incansavelmente fazer da nossa cidade uma comunidade melhor. E fizemos! Novos empreendimentos, a partir da Lei de Incentivos Fiscais, aqui se instalaram, capitaneados pela Suzano Papel e Celulose, sob nossa gestão e para o qual não medimos esforços. É simplesmente o maior empreendimento conquistado pelo Maranhão nos últimos 10 anos.
Se Imperatriz melhorou na geração de emprego e na distribuição de renda, o mesmo aconteceu com sua malha viária que tirou do isolamento ruas, bairros até, proporcionando um melhor ordenamento urbano. Nesse entorno, dois programas merecem destaque: o Programa Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Regularização Fundiária. O primeiro, pensado pelo Governo Federal e gerido pelo município com nossa contrapartida e a participação de nossos técnicos, e o segundo gestado e desenvolvido exclusivamente pelo município. Do resultado de ambos, mais de 50 mil pessoas colheram seus benefícios.
Ainda cheia de contrastes e necessidades, em Imperatriz os desafios se impõem. E é bom que existam, porque deles sobrevém a nossa capacidade de superação, exaustivamente testada ao longo de toda a existência. Literalmente, é atualíssimo nosso poeta Gonçalves Dias: a vida realmente é uma luta renhida, e viver é lutar. A vida é combate, não cabe aos fracos. Só aos fortes. Entre esses, o bravo povo imperatrizense. A esse e a nossa cidade, nossa exaltação.
- Imperatriz não é a cidade do acaso, é a cidade da certeza.
Comentários