Desde a antiguidade, o nome Imperatriz representa grandeza, exuberância e fortaleza. De fato essas conotações, na contemporaneidade, prosseguem com o mesmo valor. E mais: não é à toa que uma das maiores cidades maranhenses – a segunda maior cidade – chama-se Imperatriz. Nome este que representa a força da cidade de superar crises e desafios.
Mergulhando no passado, é possível entender os motivos reais do nome dessa majestosa cidade. Fundada em 16 de julho de 1852, o nome é uma homenagem à Imperatriz Tereza Cristina. Enfim, a homenagem a incluiu num conjunto de grandiosidade que não tem passado despercebida.
A cidade está situada às margens da BR-010, uma das principais rodovias do país, e também às margens do rio Tocantins, um dos mais importantes da bacia hidrográfica brasileira. Imperatriz possui uma área de 1.367, 901 km², cuja densidade demográfica chega a 180 habitantes por km². No último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi constatado que a cidade possui 252.320 mil habitantes.
Novos investimentos, oportunidades de trabalho são resultados do crescimento econômico reflexo dos incentivos da gestão municipal para atrair novos investimentos de empresas privadas para aumentar significativamente as oportunidades de trabalho na cidade. A chegada de novas indústrias tem alavancado o crescimento populacional e econômico na região.
A coroa, centralizada logo acima do nome, não representa somente a riqueza e o brilho da cidade. Fato é que Imperatriz tem se mostrado uma cidade capaz de mudar até mesmo rumos de um cenário político que antes dominava todo o Estado.
A cidade tem poder de decisão. Em 2014, uma das eleições mais acirradas e importantes para o contexto político do Estado maranhense, Imperatriz praticamente ditou as regras de como seria a disputa. E o resultado vitorioso ainda está vivo na memória dos imperatrizenses. Assim como a força do saudoso ex-governador Jackson Lago, que pegou o Maranhão no colo entregue por Imperatriz. Que saber mais? A cidade é uma das mais acolhedoras da região Bico do Papagaio. Centenas de pessoas vêm para Imperatriz em busca de melhores oportunidades. E encontram boas alternativas. O comércio, que abastece várias cidades adjacentes, tem crescido consideravelmente.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, garante que a cidade vai muito além. Segundo ele, o potencial da majestosa Imperatriz é imensurável. “Previsibilidade não é uma característica de Imperatriz. De fato, ela faz acontecer. Mostra o que realmente quer e quem realmente acredita. Esse, certamente, é um dos seus maiores diferenciais. Certamente, virão mais e mais centenas de anos de prosperidade”.
Não dá para negar que a brisa do rio Tocantins a torna mais suave a cada amanhecer, Imperatriz. Então, que venham mais centenas e dezenas de anos de majestade. Que a força desse povo que acolhestes te torne a cada dia mais fortalecida. Parabéns! [Eva Fernandes- ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15358
IMPERATRIZ: 163 anos de realeza e soberania
A segunda maior cidade do Maranhão completa hoje mais um ano de majestade
Comentários