Um show para todas as idades. Show de simpatia, felicidade, conquistas, expectativas e criatividade. Assim foi o "show da cidade" na Beira-Rio e que, segundo a Polícia Militar, reuniu mais de 30 mil pessoas. Todos em sintonia comemoraram as festividades do aniversário de fundação da segunda maior cidade do Maranhão, a cidade que traz na história o nome de uma das mais importantes personalidades da narrativa de nossa nação, a Imperatriz Tereza Cristina.

A comemoração dos 162 anos de Imperatriz iniciou oficialmente na segunda-feira, 14, com a solenidade de entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, Troféu Jurivê de Macedo e da Distinção Honrosa Orgulho da Gente, no Palácio do Comércio e Indústria. Na noite de terça-feira, o  "show da cidade" iniciou às 19h com apresentação dos artistas locais, Stênio, Juliano Reis e Pilantropia. E à meia noite a atração principal, a dupla César Menotti e Fabiano, subiu ao palco para animar a festa e encantar a multidão.
Emoção, adrenalina, perplexidade estavam em sintonia nas manifestações dos que prestigiavam o evento. Dona Izabel, 80 anos, era uma das ilustres presenças, apaixonada pela dupla César Menotti e Fabiano e com música eleita. "Gosto muito da música Leilão", disse ela, enquanto se apoiava no casal de filhos, que fizeram questão de levar a mãe para ver de perto a dupla que a encantava.
O secretário Lucena Filho afirma que a expectativa foi superada e que Imperatriz está de parabéns pela receptividade e acolhimento. Segundo ele, a logística do evento foi devidamente programada para evitar quaisquer riscos para os participantes. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Trânsito e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se organizaram estrategicamente para, sobretudo, garantir segurança aos participantes durante toda a programação. "A Setran com a interdição das ruas, fiscalização, Samu à disposição para eventualidades referentes a acidentes, Corpo de Bombeiros agiu desde o início do planejamento de estruturação do local por meio de fiscalização do ambiente".
Na manhã de quarta-feira (16), às 7h, foi realizado o tradicional corte do bolo de 162 metros em frente à sede da Prefeitura de Imperatriz; às 8h, os competidores da "Corrida 16 de Julho" se reuniram na Praça Mané Garrincha para dar início ao evento. Este ano quase 200 competidores participaram da prova. Às 15h, na Praça Brasil, foi dado início a mais uma edição da Marcha para Jesus, que teve total apoio da Prefeitura e que, por isso, acabou incluída nas comemorações. A marcha, que reuniu mais de 30 mil participantes, percorreu as principais avenidas da cidade e encerrou na Beira-Rio com um grande show da banda paulista 'Livres para adorar'. No início da noite e finalizando a festa de aniversário, às 19h, teve início a Missa em Ação de Graças, realizada na Igreja Santa Teresa D'Ávila, celebrada pelo padre "comendador"  Felinto Elisio.
Para o prefeito Madeira, que participou de todos os eventos, as comemorações foram marcadas pela participação popular que, para ele, só tem a comemorar por conta dos avanços nos mais diversos setores. "Nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo, de modo que nós temos muito o que comemorar nesses 162 anos". (Eva Fernandes - ASCOM)