A entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, do Troféu Jurivê Macedo e da Distinção Honrosa Orgulho da Gente será neste domingo, a partir das 19 horas, no El Shaday Eventos. A sessão de homenagens integra a programação alusiva aos 161 anos de Imperatriz iniciada dia primeiro de junho com o II Pedalada Solidária.
A Comenda Frei Manoel Procópio, conforme prevê a Lei 764/95, homenageia sete personalidades que, por suas ações, tenham exercido ou exerçam atividades de grande relevância para a cidade.
Na gestão do prefeito Madeira, foram criadas mais duas honrarias: o Troféu Jurivê Macedo, que mantém viva a memória do jornalista, advogado e professor Jurivê de Macedo, e a Distinção Honrosa Orgulho da Gente, que - como o próprio nome diz - distingue personalidade que enche a cidade de orgulho.
"Trata-se de uma data importante em que a Prefeitura presta honra a representantes de vários segmentos. Dessa forma, indiretamente homenageamos os homens e mulheres que ao longo dos anos no campo de suas atuações têm ajudado a desenvolver nossa terra", assinala o prefeito Madeira. Os homenageados nos 161 anos de Imperatriz são os seguintes:
Comenda Frei Manoel Procópio
Antônio Carlos da Silva, o criador do Brasão do município de Imperatriz.
Rosimar Barbosa da Costa, a Dona Rosa do Cuscuz, comerciante de café da manhã há 22 anos no Mercado Bom Jesus.
Armelindo Ferrari Júnior, pioneiro da agropecuária em Imperatriz e região.
João Marques da Silva, remanescente dos operários da Belém-Brasília, ex-coordenador do Procon de Imperatriz.
Ezir de Sousa Leite, pioneiro do ramo do comércio atacadista.
Euclides Viêra, empresário, dirigente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.
Maria Raimunda Quirino, educadora que por vários anos dirigiu a extinta Escola São Francisco.
Distinção Honrosa Orgulho da Gente
Hilton Luiz da Silva, o professor Guru, por sua dedicação à educação física e ao fomento ao esporte.
Pastor Advando Jr, baluarte na luta contra as drogas, fundador das Casas de Davi e de Ruth, entidades que tratam de dependentes químicos.
Jairo Casanova, ex-secretário de saúde do município, por sua dedicação (silenciosa) e acompanhamento médico das comunidades rurais do município.
Lia Evangelista, Servidora Municipal. Por sua atuação em diversas gestões, é tida como uma memória técnica viva da Prefeitura de Imperatriz.
Joane Almeida, por sua coragem e empreendedorismo no setor da educação superior em Imperatriz.
Troféu Jurivê Macedo
Categoria Jornalismo
Marcelo Rodrigues, ex-secretário municipal e estadual de Comunicação, ex-diretor local da extinta TVE. Pioneiro do rádio imperatrizense, cronista esportivo e comentarista de TV.
Categoria Direito
Solon Rodrigues, advogado militante, ex-conselheiro da OAB, Subseção de Imperatriz. Professor Universitário. Atualmente é o diretor jurídico da Secretaria de Regularização Fundiária Urbana do Município de Imperatriz
Categoria Educação
Liratelma Cerqueira, professora universitária e escritora, exerce prolífera atividade intelectual na nossa cidade. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras. Foi diretora do Campus da Universidade Estadual do Maranhão.
Comentários