A síntese dos impactos apontados no Relatório Final de Avaliação Ambiental – RFAA do projeto básico e executivo de engenharia prevê os seguintes impactos ambientais: na fase de implantação – Impactos no Meio Físico, assoreamentos das margens do riacho Cacau e da Lagoa Cercada e/ou rede de drenagem.
Há ainda a possibilidade na alteração da qualidade da água fluvial, da qualidade do ar, dos níveis de ruído e erosão do solo. Na fase 2, redução de árvores nas margens da rodovia e dos citados riachos, evasão da fauna aquática e terrestre e afugentamento e perturbação da fauna aquática e terrestre com a perda do seu habitat.
O relatório classifica como impactos negativos: riscos de acidentes de trabalho, geração e acúmulo de resíduos sólidos, risco de proliferação de doenças e aumento do nível de ruído, além da deterioração das vias do entorno e incômodos que serão provocados à população local.
Exemplifica como impactos positivos a geração de empregos temporários, aumento das receitas fiscais, melhoria nos padrões operacionais e de acessibilidade e mobilidade, redução do risco de acidentes nas vias (ciclovias e vias de rolamento) e redução dos custos operacionais do sistema de transporte.
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