Uma grande deformação na plataforma da BR-010, exatamente no km 368, no município de Itinga-MA, e uma erosão que já comprometeu todo o acostamento, alertou nossa reportagem para possível colapso na rodovia, o que não seria a primeira vez, naquele ponto da BR.
O engenheiro Pedro Deodato de Amorim Nascimento, supervisor da Unidade do DNIT em Imperatriz, informou que durante a implantação da rodovia procedeu-se um desmatamento entre Ipixuna e Açailândia, com extensão aproximada de 300 km, com a derrubada da floresta para o plantio de capim colonião, o que na época, 1965 / 1967, não constituía crime ambiental. As vazões nas obras de arte aumentaram, houve assoreamento dos leitos dos rios e, ao longo dos tempos, perpetraram-se acidentes no corpo estradal de grande monta, com interrupções constantes, principalmente no Água Preta (PA), Perdidos (MA) e Cajuapara (MA), todos nas proximidades do rio Itinga, que pertence à bacia do Tocantins.
Providências de caráter paliativo já foram tomadas, aguardando-se determinação superior, em caráter emergencial, visando adequar-se a drenagem transversal às características da bacia e recomposição do corpo estradal.