Hemerson Pinto
As tradicionais procissões terrestre e fluvial com a imagem de Santa Teresa D’Ávila acontecem nesta terça-feira em Imperatriz. Para a programação do último dia dos festejos em homenagem à padroeira da cidade, alvorada e queima de fogos no início da manhã. À tarde, milhares de pessoas devem acompanhar a imagem por água e terra.
Antes, às 9h, acontece a missa em ação de graças pelo Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro. A celebração é presidida pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, na matriz de Santa Teresa D’Ávila, Avenida Frei Manoel Procópio, bairro Beira-Rio.
Logo em seguida, o andor com a imagem de Santa Teresa vai ser transladado da paróquia para o Náutico Clube, às margens do rio Tocantins. A carreata acontece às 10h. A partir da chegada ao clube, fiéis iniciam uma jornada de orações até às 17h, quando tem início a procissão fluvial, marcada pela quantidade de embarcações que transportam dezenas de pessoas até o Porto da Balsa.
A chegada da balsa trazendo a imagem de Santa Teresa, padres, freiras, coroinhas, ministros da eucaristia, seguidos de outras embarcações, está prevista para as 17h30. A expectativa é que milhares de pessoas estejam aguardando para participar do trajeto pelas ruas de Imperatriz.
A procissão terrestre vai seguir pelas ruas Luís Domingues, Godofredo Viana e pelas avenidas Santa Teresa e Frei Manoel Procópio até chegar à paróquia. A missa de encerramento dos festejos tem início às 19h, também celebrada por Dom Gilberto.
Comentários