Gestores municipais de 22 cidades da região sul participaram, nessa quinta-feira (9), no Escritório Regional da CEMAR em Imperatriz, do I Workshop de Iluminação Pública. O objetivo do evento foi tirar dúvidas quanto aos procedimentos de gestão da iluminação pública e apresentar tecnologias de tornar esse processo mais eficiente.
A Companhia foi representada pela consultora de Poder Público, Mirelly Carvalho, o executivo de relacionamento com o cliente, Sandro Marcos Lemos, o executivo de recuperação de energia, Julio Everton, o consultor corporativo, Walber França, e a assistente de Poder Público, Maria Francisca Cazote.
Segundo Sandro Marcos, o workshop surgiu do diagnóstico de que as prefeituras não tinham o pleno conhecimento dos procedimentos de gestão da iluminação pública. Isso provocava a devolução de documentos para correção, atrasando os processos. “Nós identificamos umas dificuldades das prefeituras em relação à parte de controle de informações e procedimentos. Constantemente nós tínhamos que devolver projetos, porque estavam errados”.
O Workshop abordou diversos temas, como quais são as responsabilidades dos municípios, Contribuição da Iluminação Pública (CIP), forma de medição do parque de iluminação, quais os tipos de lâmpadas mais eficientes e equipamentos e disponíveis no mercado.
O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, ressalta que a boa gestão de Iluminação Pública deve ser uma das prioridades dos gestores. “Acho que foi uma iniciativa muito importante que a CEMAR teve ao convocar prefeitos municipais, gestores de iluminação pública aqui da nossa região para conversar sobre a importância da iluminação pública e, acima de tudo, de como torná-la rentável e sustentável do ponto de vista tanto da sua manutenção quanto do ponto de vista da sua ampliação”.
Durante a programação, o gerente de agência da Citeluz apresentou os melhores procedimentos técnicos para a gestão da iluminação pública, destacando como cada prefeitura pode investir para que seu sistema economize energia e, dessa forma, onere menos o município. “Com esse conhecimento repassado, a CEMAR vai ter clientes com esse quesito iluminação regularizado, com o cadastro atualizado, com as contas em dia e os munícipes terão a oportunidade de fazer investimentos da forma correta, atender ao que precisa e pagar somente o que consome”, ressalta. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14476
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