Gil Carvalho
A escuridão que predomina a Avenida Pedro Neiva de Santana, entre Imperatriz e João Lisboa, tem sido motivo de reclamação da comunidade que diariamente utiliza a ciclovia para a prática de atividades esportivas (caminhada) e dos motoristas que transitam neste perímetro do MA-122.
Preocupado com o problema, o vereador Raimundo Roma (PSL) solicitou por meio de indicação providências ao secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, para que medidas emergenciais sejam adotadas no sentido de “normalizar” a iluminação pública, pois a escuridão aumentou os riscos de acidentes na pista.
“Nós solicitamos a revitalização completa da Avenida Pedro Neiva de Santana, pois vários acidentes poderão ser evitados, além de oferecer mais segurança aos adeptos da tradicional caminhada”, disse ele.
Em aparte, o vereador Adonilson Lima (PCdoB) justificou que o governo estadual realizou licitação para revitalizar a iluminação pública da Avenida Pedro Neiva de Santana, porém ocorreu desistência do certame, retornando a “estaca zero”. “O secretário Clayton Noleto, percebendo a urgência, resolveu procurar o prefeito Madeira para viabilizar uma parceria junto à empresa Citéluz, que presta serviços ao município de Imperatriz”, disse.
Segundo ele, a proposta é que o município execute o serviço, por meio da Citéluz, e o governo estadual realize o pagamento do serviço de revitalização da iluminação da Avenida Pedro Neiva. Ele também solicitou para subscrever a proposição do vereador Raimundo Roma.
O vereador-presidente José Carlos Soares Barros (PV), que votou favoravelmente pela indicação, porém discordou em “gênero, número e grau” a atribuição dando conta que os acidentes nessa rodovia sejam causados pela ausência de iluminação.
“Não é a falta de iluminação que provoca acidentes na Avenida Pedro Neiva, pois os carros dispõem de faróis (alto e baixo) e não andam no escuro, mas o que provoca esses acidentes são motoristas irresponsáveis que dirigem alcoolizados”, disparou ele, ao avaliar que o maior índice de acidentes ocorre em avenidas duplicadas, onde os motoristas abusam da velocidade e cometem acidentes gravíssimos.
“O cara vai para festa em João Lisboa, fica embriagado, dorme ao volante ou perde o controle do veículo e causa acidentes. Infelizmente, essa é a verdade. E desde quando criança ouço falar em acidentes nesta Avenida Pedro Neiva de Santana, pois muitos saem daqui para as festas em João Lisboa”, finalizou.
Comentários