Todos, independente da idade, estão convidados a participar das transmissões - Patrícia Araújo

Conhecer e combater os diferentes tipos de violência ao idoso é a proposta da III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento ocorre todos os anos neste mês, junho roxo, de combate a esse tipo de abuso. Devido à pandemia do novo coronavírus, e a consequente suspensão das atividades presenciais na Casa do Idoso Feliz, a programação será toda transmitida pela internet, entre os dias 08 e 15 de junho, organizada pela Sedes em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso. 

A data serve para alertar que o idoso tem direito a uma velhice tranquila e sem abuso, como afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos. "O dia de combater a violência contra o idoso é todo dia! A campanha é para trazer à memória e nos fazer refletir sobre as diversas violências que o idoso pode sofrer nessa fase da vida. É muito triste essa realidade de abuso ao idoso, e nós devemos sim, combater, independente da situação de pandemia. E é com esse objetivo que a programação foi mantida, e que a gestão do prefeito Assis Ramos dedica-se anualmente a ela", disse.
A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alesandra Nobre, explica que "o tema deste ano é A vida em cena: o direito de envelhecer com dignidade e amor. Estaremos durante todos esses dias refletindo sobre a temática que é uma realidade dura e cruel que atinge nossos idosos, inclusive aqui em nossa cidade. Então, contamos com a participação de toda a sociedade, nosso chamado é para combater. Vamos levantar a bandeira contra a violência à pessoa idosa", destacou. 
A data - O dia 15 de junho foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas, ONU, com objetivo de refletir a realidade da terceira idade e reforçar o enfrentamento à violência contra os idosos. (Sara Batalha-Ascom)