“Foi uma das melhores conferências que já realizamos em termos de qualidade das propostas apresentadas”, elogiou Andressa Assunção, coordenadora da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) de Imperatriz, responsável pela organização da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Realizada no auditório da Unidade Regional de Educação, o evento contou com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil, de estudantes, Conselho Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e, sobretudo, de profissionais da área de Segurança Alimentar, onde debateram temas relacionados à produção, manipulação, acesso, custeio e, principalmente, sobre a qualidade da alimentação ingerida pela população de Imperatriz.
Na quinta-feira (07), último dia de Conferência, depois dos debates dos eixos temáticos que resultaram em 22 propostas destinadas ao âmbito municipal, estadual e nacional, foram escolhidos 12 delegados, sendo 8 da sociedade civil e 4 do poder público, que irão representar o município na V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A superintendente da SUSAN esclareceu que dentre as principais propostas aprovadas pelos conferencistas está a que aponta o custeio pelo Governo Federal dos Programas de Segurança Alimentar.
“Atualmente, a gestão de Imperatriz mantém todos os Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional. Um exemplo disso é o custeio total do Restaurante Popular, do Banco de Alimentos e do Programa de Aquisição de Alimentos, um custo altíssimo para a receita do município. Além do que, auxiliaria na ampliação dos serviços oferecidos por esses programas, contemplando uma quantidade maior de beneficiários, levando a alimentação saudável para a mesa da população que mais precisa, garantindo, então, o fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional”, destacou Andressa.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, elogiou e reconheceu o esforço dos organizadores do evento em garantir um calendário tão importante para o debate e melhorias das políticas públicas. “Garantir alimentação adequada e saudável para a população é imprescindível. E, para oferecer essa qualidade, propostas e sugestões precisam ser discutidas, elaboradas e colocadas em prática. Por isso, a equipe está de parabéns pelo esforço em promover um evento que busca melhorias para todos”, parabenizou.
As propostas deliberadas serão apresentadas pelos delegados na V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá entre 17 a 19 de agosto, na capital maranhense. (Sara Ribeiro – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15301
Comentários