Com a participação de Academias de Letras de 19 municípios maranhenses, encerrou na noite desse sábado (16), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em São Luís, a II Mostra Estadual de Literatura promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Federação das Academias de Letras do Maranhão e Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
Durante o período de 14 a 16 de agosto, escritores de todo o estado do Maranhão tiveram a oportunidade de apresentar suas obras, trocaram experiências com autores das mais diversas regiões do estado e assistiram e ministraram palestras. A cidade de Imperatriz representou a região tocantina, uma vez que as academias de Açailândia e Grajaú não se fizeram presentes.
Na tarde de sábado, a programação constou das palestras “Pedreiras, o rio e sua poesia”, que teve como palestrante o poeta Samuel Barrêto (Pedreiras), “Memórias Presentes”, tendo como palestrante a escritora Ana Néres Lima Góis (Esperantinópolis) e “Literatura Minimalista”, palestra proferida pelo escritor Arquimedes Viegas Sales, da Academia de Letras de São Bento.
O acadêmico Lourival Serejo, membro das Academias de Letras de Imperatriz e São Bento, também foi um dos palestrantes na tarde de sábado. Serejo abordou o tema “Dança de São Gonçalo”, em sua palestra. Na tarde de quinta-feira (14), outro membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, Joaquim Haickel, ministrou a palestra “Memória Audiovisual”.
Responsável pelo estande da Academia Imperatrizense de Letras, o acadêmico Domingos Cezar participou ativamente dos recitais de poesia. Cezar garante que o estande de Imperatriz foi bastante procurado e as obras dos escritores locais foram bastante apreciadas. “A Ética Editora que produziu todo acervo exposto é muito conhecida e respeitada nos meios intelectuais em São Luís”, disse o acadêmico.
Para o acadêmico Domingos Cezar, esse conhecimento e sucesso da Ética Editora traduzem o desejo das pessoas que visitaram a II Mostra de conhecer as obras dos autores de Imperatriz e região tocantina, cujos trabalhos são publicados pela editora imperatrizense.
“Imperatriz está de parabéns pela participação na II Mostra Estadual de Literatura e agradeço o apoio da presidenta Edna Ventura, do prefeito Sebastião Madeira e do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Lucena Filho, que nos possibilitaram participar pela segunda vez desse importante evento literário”, concluiu Domingos Cezar.
Comentários