A Unidade Regional de Educação de Imperatriz –URE, através da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz – CEIRI (composta pelas educadoras Antonia Gisêuda, Doralice Mota, Eronilde Cunha, Maria Luísa Rodrigues), realiza nesta terça-feira (24), às 19h, no auditório da UFMA, a segunda etapa (pré-seleção) do II Festival de Música Negra, na cidade de Imperatriz, entre estudantes, do Ensino Fundamental e Médio, das escolas públicas.
O festival prima pelo trabalho de pesquisa e valorização das expressões musicais referentes à História e cultura afro-brasileira e africana; Pluralidade étnico-cultural ou Diversidade etnicorracial; A luta contra o preconceito, o racismo e a discriminação racial; bem como pelo reconhecimento dos artistas locais (músicos, compositores e intérpretes).
A CEIRI, em parceria com o Centro de Cultura Negra Negro de Imperatriz, e as escolas públicas estaduais, realiza este trabalho de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, através das linguagens artísticas e da reflexão sobre a contribuição da população negra na cultura brasileira.
Vale lembrar que, desde fevereiro do ano em curso, que esta coordenação vem orientando e assessorando esse trabalho dentro nos Centros Educacionais desta regional.
O II Festival de Música Negra de Imperatriz foi dividido em três etapas:
1ª etapa:
- Realizada dentro dos espaços escolares, através de estudos, pesquisas e análises de autores e obras (músicas) afro-brasileiras e africanas; seleção de estudantes interpretes e inscrição dos trabalhos concorrentes.
2ª etapa:
- De caráter eliminatório - Pré-seleção dos melhores trabalhos. Acontecerá dia 24 de abril de 2012, no Auditório da UFMA, às 19h.
3ª etapa:
- Apresentação final, onde serão escolhidos e premiados os vencedores (1º, 2º e 3º colocados pelo júri oficial e mais 01 (um) por aclamação popular), dia 27 de abril de 2012, na Fundação Cultural de Imperatriz (Espaço do Zuzinha), às19h.
O Corpo de Júri do festival será formado por (cinco) personalidades ligadas à cultura: Música, canto e Literatura. A Comissão Julgadora selecionará os três melhores trabalhos, através dos seguintes critérios:
I – Interpretação (afinação, voz, letra correta da música);
II – Criatividade;
III – Originalidade;
IV – Presença de palco (performance - individual e/ou grupal).
Como premiação, serão entregues para os(as) alunos(as) e/ou grupos vencedores: Troféus para o 1º, 2º e 3º colocados júri oficial e (01) um troféu para o vencedor por aclamação popular. É importante enfatizar que o Festival de Música Negra não tem fins lucrativos. (Eró Cunha e Doralice Mota)
Comentários