O curso de Direito da UFMA, campus de Imperatriz, promove o II Colóquio Internacional nos dias 21 e 22 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O público-alvo são profissionais e alunos do curso de Direito.
As inscrições são limitadas, 200, e podem ser realizadas na Associação dos Membros do Ministério Público (AMPEM), localizada na rua XV de Novembro, 663-A, Centro. O valor é 40 reais, com certificação de 20h.
O objetivo deste evento é refletir sobre o modo como os instrumentos jurídicos vêm tratando algumas questões sociais, entre as quais a de gênero, sexualidade, pluralidade familiar, proteção das minorias, justiça social, entre outros, na contemporaneidade.
Autoridades do campo do Direito, nacional e internacional presidirão as atividades do evento. Conferências, minicursos e painéis temáticos integram a agenda de atividades deste Colóquio.
A secretária de Comunicação do curso de Direito da UFMA, Liana Melo Lima Bittencourt, destacou que: "É um privilégio para os estudantes e profissionais imperatrizenses receber palestrantes com uma bagagem tão rica e compartilhar de suas experiências. Ao se discutir temas tão atuais e pertinentes, como soberania nacional, princípio de autodeterminação dos povos, diversidade sexual, será possível compreender como estas questões vêm sendo operacionalizadas na atualidade".
Para ilustrar a questão da soberania nacional, será evidenciado o episódio recente de espionagem dos Estados Unidos, denunciado pela Wikileaks. A intenção é refletir sobre a vulnerabilização das fronteiras internacionais.
Na segunda conferência, o tema abordado será "A efetividade do Direito Internacional, o nacionalismo, o sentimento de dignidade e o capital sem fronteiras, entre outros. Objetiva-se com estas discussões pensar no aparto jurídico, enquanto ferramenta de promoção de justiça social.
Além disso, integrarão a agenda de interesse do evento "Direito Comunitário e Sistema Jurídico do Cone Sul". Neles, serão destacados as interferências e desafios enfrentados no processo de conquista e efetivação do Direito Comunitário. (Ascom UFMA)