Willian Marinho
Com o objetivo de envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados em hospitais e no Hemocentro de Imperatriz, jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia lançarão no próximo sábado a campanha Vidas por Vidas. O projeto surgiu a partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas em 2004 e nasceu com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período pascoal.
O coordenador da campanha em Imperatriz, pastor Ivancy Araújo, explicou que o motivo da campanha ser realizada durante o período que antecede a Páscoa é em razão que Cristo doou sua vida para que pudéssemos doar um pouco. “Como cristãos, estamos sempre dispostos, principalmente em benefício do próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé fazem parte do potencial humano para que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor”, disse.
De acordo com o pastor coordenador, a doença é uma triste realidade com a qual convivemos diariamente. “Ela está próxima a nós, e em alguns casos somos as vítimas. E como esse fato, infelizmente, faz parte de nossas vidas, não fazendo diferença entre adultos, jovens ou crianças, todos convivem com uma necessidade básica: esperança”.
Na campanha do ano passado, foram arrecadados mais de mil e quinhentos litros de sangue, que serviram para aliviar o banco de sangue de Imperatriz. Para este ano, o objetivo é ultrapassar os dois mil litros. Só no Brasil diariamente são necessárias 5.500 bolsas de sangue.
“Somos sabedores da importância do ato de doar sangue e o sangue doado não faz a menor falta para o doador, pois a reposição é feita em pouco tempo pelo próprio organismo. Então, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo”.
Durante todo o sábado, os jovens adventistas realizarão blitz na avenida Bernardo Sayão, em frente ao Templo Central da Igreja, próximo ao Mateus. “Vamos durante toda a campanha, que irá até a Páscoa, continuar trabalhando em todas as congregações não só da nossa igreja, mas em todas. Temos hoje mais de 50 congregações adventistas e todas estarão mobilizadas em torno de conseguir superar a marca de sangue colhida no ano passado”, enfatizou.
O projeto Vidas por Vidas foi reconhecido internacionalmente, como “Campanha Destaque que incentiva a doação de sangue”, pela Organização Mundial da Saúde-OMS, agência fundada em 7 de abril de 1948 especializada em saúde e subordinada à Organização das Nações Unidas.
“Esperamos contribuir para que o banco de sangue consiga um estoque razoável de sangue a fim de poder atender às pessoas que precisam, muitas vezes com urgência, para sobreviverem. Pedimos a população que se engaje nesta campanha”, finalizou.
Comentários