Raimundo Primeiro
Em Imperatriz, a Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, período de quarenta dias que antecede a Páscoa, também foi marcada pelo lançamento oficial para a imprensa da Campanha da Fraternidade 2018.
A programação teve início por volta das 9h, quando o bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, informou que a CF deste ano tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Vós sois todos irmãos”, baseado no Evangelho de São Mateus, capítulo 23, versículo 8.
Os objetivos principais são construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência, analisando as múltiplas formas de violência, especialmente as provocadas pelo tráfico de drogas, considerando suas causas e consequências na sociedade brasileira.
O coordenador da CF em Imperatriz, Eduardo Camberimba, informou à reportagem de O PROGRESSO que a abertura oficial da edição 2018 será no próximo domingo (19), quando todas as paróquias desenvolverão atividades relacionadas ao evento.
“A campanha busca, ainda, valorizar a família e a escola como espaços de convivência fraterna, de educação para paz e de testemunho do amor e do perdão, identificando, acompanhando e reivindicando políticas públicas para superação da desigualdade social e da violência”, lembrou Camberimba, destacando a importância da imprensa no trabalho de divulgação e mobilização das comunidades dos 13 municípios que integram as 29 paróquias da Diocese de Imperatriz.
Organização – A Comissão Organizadora da CF 2018 em Imperatriz tem como integrantes Eduardo Camberimba, Florismar, Mariano, Edicarlos, Marlene, Conceição, Wanderson, Ana Paula, José William, padres Antonio José (assessor) e Moisés Bispo.
A Quaresma lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, indo até 29 de março, Quinta-Feira Santa, em preparação à Páscoa, dia mais importante para os católicos.
O que é – A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na “coleta da solidariedade”, que ocorre no Domingo de Ramos, 25 de março, constituindo, desta forma, num gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em nível nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.
Números da violência no Brasil
Jovens são as principais vítimas dos homicídios
O aumento da violência no Brasil levou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizadora da Campanha da Fraternidade, a trabalhar no sentido de identificar e refletir sobre o alcance da violência, nos meios rural e urbano do Brasil, propondo caminhos de superação, a partir do diálogo, da misericórdia e da justiça, em consonância com o ensino social da igreja.
Segundo o Mapa da Violência 2015, 42.416 pessoas morreram em 2012 vítimas de arma de fogo no Brasil, representando 116 mortes por dia. O número de óbitos é mais expressivo entre os jovens: 24.882 assassinos por armas de fogos, chegando a 59% dos registros. Jovens entre 15 a 29 anos.
A pesquisa foi realizada pelo governo brasileiro, a Unesco, Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLASCO).
Comentários