Hemerson Pinto

A Diocese de Imperatriz realizou durante toda a Quaresma (período de 40 dias antes da Páscoa) uma série de atividades com o objetivo de convidar à oração e reflexão sobre o período no qual a igreja lembra os passos de Jesus na última semana antes da morte e da ressurreição e convida a celebrar a alegria da Páscoa.
Na noite de ontem, as paróquias da cidade realizaram missas onde foram lembradas passagens da bíblia que relatam o momento onde Jesus lavou os pés dos discípulos e o último jantar em grupo, antes da prisão e entrega ao julgamento.
A madrugada foi de oração e momentos realizados por grupos de cada paróquia, que dividiram horários para cada um ficar responsável por leituras, cânticos e reflexão sobre a Sexta-Feira da Paixão.
Já na sexta-feira, as orações continuam em cada paróquia e comunidade. Os fiéis ainda participam de momentos tradicionais com a dramatização da prisão e morte de Jesus, momentos vividos por jovens e adultos que realizam a via sacra, geralmente levando às ruas a oportunidade dos moradores que não quiseram sair de casa de acompanhar a encenação do caminho percorrido por Jesus antes da crucificação.
A Catedral de Fátima vai realizar, a partir das 7h desta sexta-feira, a via sacra. A partir das 15h, todas as paróquias e comunidades realizam a cerimônia conhecida como ‘Narrativa da Paixão’, sobre a prisão, flagelação, crucificação e morte de Jesus. Na mesma cerimônia é realizada a veneração da cruz como símbolo da passagem para a vida.
O Sábado de Aleluia, o sábado santo comemorado pelos católicos. O dia que marca a ressurreição de Jesus e a aparição aos discípulos. No domingo, todas as paróquias continuam as celebrações da Páscoa.