O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai realizar no dia 23 de agosto o Fórum de Educação e Saúde em Imperatriz. Poderão participar estudantes e profissionais da área da saúde, além de profissionais de instituições de assistência social e lideranças que trabalhem com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet, no site do projeto (https://educacao saude. ifma.edu.br/).

O evento, que já foi realizado em São Luís no mês de junho, é uma das etapas do Projeto Educação e Saúde, que está sendo executado pelo IFMA em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O recurso para a realização das atividades é de R$ 5,5 milhões, provenientes do Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer ações de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da capacitação de profissionais na perspectiva do atendimento humanizado.
O cronograma prevê ainda a realização de mais três fóruns: um em Santa Inês, já agendado para o dia 31 de agosto; outro em Caxias e mais um em São Luís. Os eventos serão previamente divulgados no portal do IFMA e no site do projeto. A programação dos fóruns conta com apresentação sobre os eixos do projeto, conferência sobre humanização em saúde, além de atividades voltadas para a reflexão a respeito do SUS e a atuação dos profissionais na perspectiva do atendimento humanizado.
Nesta primeira fase, a expectativa é de capacitar cerca de 5 mil pessoas por meio dos fóruns. Já na segunda etapa do projeto, serão disponibilizados na plataforma IFMA Digital um total de 15 cursos livres e abertos na modalidade a distância - quando o alcance do projeto deverá ser ampliado para 30 mil pessoas. A oferta dos cursos deverá contemplar os eixos: Histórico e Princípios do SUS; Gestão Participativa; Garantias de Direitos no SUS; Condições Éticas, Ambientais e Avaliativas para Prática Humanizada em Saúde; e Oferta do Cuidado Humanizado na Saúde.
Confira a programação no site do Projeto Educação e Saúde. https://educacaosaude.ifma.edu.br/