Compreender as empresas como organização sistêmica e trabalhar atitudes em busca de eficácia empresarial, com foco na gestão integrada, são alguns dos pilares desenvolvidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, que atua há 49 anos no Maranhão. A cada ano, as iniciativas são planejadas com base nas potencialidades de cada território, buscando desenvolver a competitividade das organizações, por meio do aperfeiçoamento e articulação dos setores produtivos. 
Com a missão de desenvolver pessoas, integrar centros de conhecimento e empresas, gerar informações para inovação e competitividade empresarial, garantindo o crescimento sustentável dos negócios, o IEL atende a Região Tocantina com a oferta de treinamentos, programas de estágios e cursos estratégicos mensais.  Em 2019, capacitações em diferentes áreas foram ofertadas na região, qualificando dezenas de pessoas em setores estratégicos, nos segmentos de pessoas, processos, mercado e inovação.
Em Imperatriz, uma das iniciativas que merece destaque, é a realização dos cursos in company. Modalidade de treinamento personalizado para uma empresa, com o objetivo de suprir a demanda da corporação e obter melhores resultados de produção, efetividade e engajamento dos funcionários. A entidade desenvolveu, em 2019, cursos in company nas áreas administrativa, de comunicação e licitação. 
"Os cursos que nossa empresa fez com o IEL tem contribuído para o alcance de nossas metas. Este ano, realizamos os cursos in company sobre Comunicação Assertiva e Administração de Conflitos, do qual percebi uma adesão significativa de nossos colaboradores. Temos conseguido colocar em prática os aprendizados adquiridos, o que tem facilitado a nossa comunicação em si, e os nossos resultados", enfatiza o gerente regional de uma administradora de cartão de crédito, Thyago Mota Lima. 
Uma equipe treinada e capacitada, gera recursos intangíveis e alcança os resultados planejados, tornando o negócio mais competitivo. "Um curso in company é uma customização de conteúdos ao contexto do negócio, gerando assertividade nas decisões e atendimento às necessidades da empresa e dos colaboradores", explica a gerente do IEL em Imperatriz, Dayanny Nascimento. 
A auxiliar de compras de uma empresa do segmento de autopeças, Gisele Kelly Pedrosa, participou de duas formações este ano no IEL. Ela atesta, que isso vem contribuindo para o dia a dia de sua profissão. "Realizei no IEL os cursos de Gestão de Negócios e Gestão de Compras, o que têm me ajudado nas demandas diárias aqui do setor de compras", explica. "Para nos manter neste mercado cada vez mais competitivo, a atualização deve ser prioridade e os cursos do IEL proporciona aperfeiçoamento e a busca de novos resultados com o uso das estratégias corretas", complementa. 
Para 2020, o IEL Imperatriz, está preparando cursos que vão atender as demandas e necessidades do mercado regional. "Continuaremos focados na promoção da competitividade das empresas de nossa regional, propiciando o aperfeiçoamento da gestão e fortalecendo a articulação com os centros de conhecimentos, sendo essa ponte entre empresa e escola. Ofertaremos ano que vem, uma maior diversidade de cursos, inclusive, em novas áreas, tais como Engenharia Civil e Metodologias Ativas na Educação", afirma Dayanny Nascimento. 
A programação de 2020 estará disponível no site da instituição ( www.fiema.org.br/iel) a partir da segunda quinzena de dezembro. Para mais informações, interessados podem procurar o escritório do IEL, localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza, nº 1547, Centro de Imperatriz, ou ainda, pelos telefones (99) 3014 2830 e (99) 3014 1797.