Academia está à disposição dos idosos

Pollyana Galvão

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Imperatriz inaugurou na última segunda-feira (06) a Academia Popular, nas dependências da Casa do Idoso. Ao todo, são onze aparelhos que auxiliam nas atividades físicas dos idosos. O local conta com bicicleta, simulador de caminhada, cadeira para abdominal, cadeira de musculação, simulador de cavalgada, simulador de esqui, alongador alto, multi-exercitador, rotação diagonal dupla, espaldar e aparelho de balanço lateral.
A Casa do Idoso promove a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, fortalecendo os seus vínculos familiares e prevenindo o isolamento dos idosos. A instituição oferece atividades de alfabetização recreativa, alongamento, ginástica, artesanato, fisioterapia, forró, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, jogos, dança artística, teatro, atendimento médico e atendimento psicossocial.
De acordo com a secretária da Sedes, Miriam Reis, a Prefeitura da cidade tem feito o que está ao seu alcance para o benefício dos idosos. “É com o desejo de que a vida das pessoas de Imperatriz seja cada vez melhor que estamos inaugurando essa academia para a terceira idade na Casa do Idoso. Além disso, durante o recesso da casa, nós fizemos uma reforma nela, para deixá-la mais bonita e mais acolhedora para os idosos”, disse.
A coordenadora da Casa do Idoso, Tamna Torquato, destaca a relevância da academia para melhorar o desenvolvimento das atividades físicas que eles realizam na casa. “Os idosos estão maravilhados com essa academia, espero que eles a usem com saúde e com cuidado. Para isso, dois educadores físicos juntamente com a equipe de enfermagem da casa farão o acompanhamento dos idosos na utilização dos aparelhos”, garante.
Andrelina Noleto, 73 anos, que há seis anos participa das atividades da Casa do Idoso, ressalta a importância da academia para o seu bem-estar. “Esta academia é maravilhosa, foi uma surpresa para a gente recebê-la hoje. Com ela, eu vou fazer exercícios e continuar em forma. Também cuido diariamente da minha alimentação como me recomendam aqui na casa”, explica.

Academias

Segundo a secretária da Sedes, Miriam Ribeiro, outras Academias Populares serão entregues para os idosos da zona urbana e rural de Imperatriz para intensificar e melhorar as atividades que já são realizadas com os idosos no município. As academias serão instaladas nas dependências dos cinco Centros de Referência em Assistência Social (Cras), nos bairros Bacuri, Cafeteira, Santa Lúcia, Santa Rita e Coquelândia. (Comunicação)