Movimentos leves com os braços, depois as pernas e até alguns pulinhos. Cerca de 20 pessoas com idades entre 50 e 70 anos fazem exercícios físicos duas vezes por semana em uma academia no bairro Vila Nova. O que cada um espera encontrar nas aulas está na força de vontade e na ‘ponta da língua’.
“Melhorar minha saúde e bem estar. Eu nunca fiz nenhum tipo de atividade, fazia apenas o serviço de casa e caminhava para a igreja”, disse a dona de casa Helena Araújo, de 60 anos.
Outro participante do projeto ‘Viver Melhor’ é o aposentado Valdemar Ribeiro, 76 anos. “Eu só fazia caminhada quando ia pra rua resolver alguma obrigação (risos)”, diz, ao acrescentar que desde a semana passada aprendeu técnicas apropriadas para alongamentos.
A responsabilidade com os alunos de espíritos jovens é do professor Edmilson da Conceição. Aos poucos ele vai apresentando novos exercícios e acrescentando pequenos graus de dificuldades em cada tipo de alongamento. “Vamos ficar um período trabalhando apenas o alongamento e depois dos três meses vamos para a parte de musculação”, explica o educador físico.
“Nossa intenção é prolongar o dia de vida dessa turma aqui na terra trazendo alegria para suas famílias”, comenta o idealizador do projeto, Aurélio Gomes, vereador em Imperatriz. (Hemerson Pinto)