22 pares de idosos apresentam a quadrilha “Meu Nordeste Brasileiro”

Alegria, perseverança e determinação animam os ensaios do grupo de quadrilha da Casa do Idoso. A dança é oferecida aos idosos como uma atividade física e terapêutica, onde é proporcionado o bem-estar físico e psicológico dos praticantes. Com o tema “Meu Nordeste Brasileiro”, os 22 pares se preparam para apresentar até o casamento da dança caipira.
De acordo com o instrutor de dança da Casa do Idoso, Alcimar Lopes, o objetivo da dança para os idosos é despertar um trabalho biopsicossocial. “A dança melhora o condicionamento físico dos idosos e proporciona a socialização. Eles possuem uma veia artística e tudo os satisfazem com facilidade, pois muitos deles não tiveram a oportunidade de dançar quadrilha na infância”.
Maria do Carmo Oliveira, 76 anos, que há 12 anos participa das atividades da Casa do Idoso, ressalta a importância da dança para o seu bem-estar. “Os nossos ensaios da quadrilha estão sendo ótimos. É muito bom dançar. Eu me sinto mais jovem e mais alegre, tudo isso graças às atividades realizadas na Casa do Idoso, que melhora cada dia mais na gestão do prefeito Sebastião Madeira”, afirmou.
Neste mês, os idosos farão apresentações em vários eventos e festas juninas, entre eles Arraiá da Mira (14/06); Mobilização Contra a Violência aos Idosos, na Praça de Fátima (15/06); Arraiá da Sedes (26/06); e Arraiá do Povo Festeiro (29/06).

Casa do Idoso Feliz

A Casa do Idoso é mantida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de promover a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, fortalecendo os seus vínculos familiares, prevenindo o isolamento e o asilamento. Bem como amplia a defesa de direitos, o exercício da cidadania e autonomia da pessoa idosa.
A instituição oferece aos idosos atividades como alfabetização recreativa, alongamento, ginástica, artesanato, automassagem, coral, enfermagem, fisioterapia, forró, relaxamento, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, jogos, dança artística, devocional, teatro, atendimento médico e atendimento psicossocial.
Atualmente, a casa tem quase 1,2 mil idosos cadastrados e 700 que a frequentam semanalmente. A equipe é composta por 26 servidores, entre eles, um pedagogo, um assistente social, um psicólogo, um fisioterapeuta, um enfermeiro e um nutricionista. Por meio de convênios a Prefeitura também colabora com outras instituições que prestam assistência aos idosos como, por exemplo, a Associação Pró-Idoso e o Lar São Francisco. (Comunicação)