Entre as atividades, idosos conheceram a ponte Dom Afonso Felipe Gregory

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu um dia de lazer para os idosos do povoado Coquelândia, na última quarta-feira (20). Os idosos, que participam das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Coquelândia, visitaram a Beira Rio e a Ponte Dom Afonso Felipe Gregory, que liga Imperatriz ao estado do Tocantins.
Ao todo, 25 idosos participaram do passeio em Imperatriz, sendo que 22 deles ainda não conheciam a ponte. Além deles, 12 jovens do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Coquelândia auxiliaram nesse dia de lazer. Após o turismo, todos foram recepcionados pela equipe e usuários da Casa do Idoso, onde receberam um almoço e conheceram as atividades desenvolvidas pelo órgão.
A secretária Miriam Reis destacou a relevância desse intercâmbio para que as pessoas da zona rural tenham a oportunidade de conhecer outros lugares e pessoas. “É um dia especial, pois alguns não conheciam os pontos turísticos da cidade. É importante para conhecimento deles, para sair da rotina, principalmente a pessoa idosa que tem dificuldade de se locomover. A Secretaria possibilitou esse passeio a eles”, disse.
Para a coordenadora do Cras Coquelândia, Franciléia da Silva, o passeio é importante para melhorar e estimular a autoestima dos idosos. “O objetivo dessa atividade é envolver os idosos e levá-los à reflexão. Mostrar para eles que a melhor idade tem valor na sociedade. O passeio é uma atividade lúdica, que tira os idosos da rotina e do lugar que eles estão habituados”.
João Ferreira, 80 anos, que participa das atividades do Cras Coquelânda, ressaltou a importância do passeio para os idosos. “Essa ponte é uma beleza, é a primeira vez que venho aqui. Hoje nós já andamos por vários lugares em Imperatriz. Todos os dias eu vou ao Cras de Coquelândia e sou bem acolhido pela equipe de lá”.

Cras Coquelândia

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) está localizado nas áreas de vulnerabilidades e risco social, prestando serviços socioassistenciais para toda a família, desde crianças até idosos. O Cras de Coquelândia, a 36 quilômetros de Imperatriz, também abrange os povoados Açaizal, Matança, São Félix, Olho d’Água dos Martins e Petrolina. Mensalmente, são cadastradas cerca de 35 famílias. 70 pessoas são assistidas diariamente. (Comunicação)