O abrigo que atende atualmente 49 idosos em Imperatriz recebeu na tarde da última quinta-feira a mais nova hóspede. Nem mesmo uma amputação recente em parte da perna esquerda e uma ferida aberta na perna direita escondem o sorriso e atenção dispensada por dona ‘Isabel Sousa’, como afirma se chamar. A mulher de idade não confirmada foi acolhida pelo Lar São Francisco de Assis após ser abandonada no Socorrão.
“A coordenação da saúde no Município e o Conselho de Assistência Social nos comunicaram sobre o caso dessa senhora que estava há alguns dias no Socorrão. Pediram para a gente acolher ela aqui até que se encontre alguma informação sobre família ou alguém que a conheça”, diz o presidente do abrigo, Francisco Pereira. Dona ‘Isabel’ não tem documentos e chegou à casa levando apenas um sacola com um vestido.
Nossa reportagem conversou por meia hora com a nova moradora do Lar São Francisco. Simpática, quis saber se estava bonita na foto tirada para ilustrar a matéria e perguntou se não tinha algum problema em falar ou ser fotografada. Perguntamos o motivo da preocupação: “É porque disseram pra eu não contar nada pra ninguém”, disse. Quando perguntamos quem teria feito a recomendação, ela afirmou que foi uma mulher, a dona da casa aonde ‘Isabel’ afirma que morava, “lá em Uruanã”. O nome da suposta cidade já foi ouvido em outras conversas de dona ‘Isabel’ com funcionários da casa.
Perguntamos como ela chegou a Imperatriz. Sem demorar com a resposta, afirmou: “Foi um homem barbudo e com chapéu na cabeça que me trouxe de carro”. Dona ‘Isabel’ não soube informar há quantos dias está em Imperatriz, nem se a perna, ainda com curativo e pontos, foi amputada no Socorrão. O coordenador do Lar São Francisco afirma que aguarda o relatório médico prometido pelos responsáveis da ida de dona ‘Isabel’ ao abrigo. Mudando o rumo do bate papo, a mulher chamou atenção para o problema na perna. “Será que tem jeito de colocar outra perna aqui?”.
A direção do Lar São Francisco de Assis aguarda informações que possam levar a familiares ou à pessoa responsável pelo abandono da idosa. Quanto ao nome da cidade citado várias vezes por ela, Uruanã, existem pelo menos dois municípios com esse nome, em Goiás e Minas Gerais.
O Lar São Francisco de Assis é localizado na Rua Pará, esquina com rua São João, bairro Nova Imperatriz. O telefone para contato é 3524-3251. (Hemerson Pinto)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14741
Comentários