O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agência de Imperatriz, realizou nessa quinta-feira (27), no auditório da Prefeitura Municipal, no Imperatriz Shopping, a divulgação dos dados da amostra feita em unidades territoriais chamadas “áreas de ponderação”, que são áreas menores que o município, permitindo às prefeituras obterem informações de grande relevância para o seu planejamento.
“A apresentação desta proposta e a entrega dos insumos que auxiliarão na delimitação das áreas de ponderação aos técnicos da prefeitura ocorrerão no âmbito da Comissão Municipal de Geografia e Estatística”, informa o coordenador Wellington Georges Costa da Silva, da agência de Imperatriz.
Segundo ele, o IBGE concluiu, em novembro passado, o Censo Demográfico 2010, onde todas as informações coletadas foram divulgadas nessa quinta-feira durante a reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). “Essa proposta visa dividir o município de Imperatriz em pequenos pedaços, divulgando o resultado do Censo-2010”, explica.
Foram divulgadas ainda as chamadas “áreas de ponderação”, assim definidas por Wellington Silva, como o grande Santa Rita, a Vila Nova e Vila Lobão, disponibilizando às autoridades dados sobre educação, fecundidade, trabalho e rendimento em Imperatriz.
“A população imperatrizense aumentou, assim como na maioria dos municípios do Maranhão, pois tínhamos 230 mil habitantes e saltamos para 247 mil”, aponta ele, que adianta que será divulgado dado sobre o rendimento per capita da população de Imperatriz.
Wellington Costa diz, ainda, que a pesquisa mostrou que “a população imperatrizense registra uma tendência para o envelhecimento”. “Nós observamos que a pirâmide está se encurtando na base; Imperatriz segue o ritmo nacional com relação à população de zero a quatro anos, ou seja, semelhante a população idosa”, concluiu. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14238
Comentários