O I Leilão de Fêmeas da KM Leilões aconteceu na noite dessa quarta-feira (8) com o arremate de 411 bezerras e novilhas, que devem ser destinadas para reprodução. Os compradores apreciaram as ofertas no Tatersal Rafael Almeida Ribeiro, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
Durante a fala de abertura, o organizador do evento, Karlo Marques, afirmou que estavam fazendo história, já que traziam, pela primeira vez, o leilão de fêmeas reprodutoras para a cidade, através da 47ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).
Ao longo do certame, foram expostos 16 lotes com as raças nelore, tabanel e anelorada. De acordo com Karlo Marques, a quantidade reduzida de lotes, em relação às outras edições, é por conta da ampla procura de fêmeas para reprodução em todo o país.
“A procura de fêmeas está muito grande no Brasil, o que faz com que a maioria dos produtores acabem retendo as matrizes, por isso a baixa quantidade de animais”, explica Karlo.
Apesar de menor número, os animais ganham em qualidade. Segundo o organizador, as fêmeas arrematadas vieram de diferentes propriedades da região. “São todos animais da Região Tocantina. Todos são de excelente qualidade, criados pelos melhores produtores e através de inseminação artificial”, conta.
Somente um dos lances da noite resultou na venda de 17 bezerras nelore, pelo valor total de quase R$ 21 mil. O pagamento dos animais deverá ser realizado em três parcelas. Todos os compradores devem retirar as novilhas durante a quinta-feira (9). A programação de leilões da Expoimp segue até domingo.