Em parceria com o Instituto Amar Mais, Cia da Alegria e Oncoradium, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou, durante todo o dia de ontem, a I Jornada de Conscientização do Câncer de Imperatriz. As discussões aconteceram no auditório da SEMUS e contaram com a participação de diversos profissionais da saúde pública e privada da cidade, além de estudantes universitários.

Na abertura da solenidade, o vice-prefeito Luiz Carlos Porto, representando o prefeito Sebastião Madeira, falou da necessidade de eventos com estes para alertar a população sobre os riscos do câncer de próstata. "Fundamental a realização dessa jornada, ela é muito importante porque funciona como uma guerrilha contra a doença, que chega sem dar sinais", afirmou, ao ressaltar que os sintomas da patologia surgem quando a doença já está em estágio avançado.
O objetivo principal da jornada, segundo destacou a coordenadora do Programa Saúde do Homem, Cimei Simone, é conscientizar sobre a necessidade de prevenção da doença, bem como divulgar a campanha Novembro Azul. "Para isso, usamos como estratégia direcionar a capacitação aos estudantes universitários que serão multiplicadores das informações", ressaltou Cimei.

Programação

A jornada contou com seis palestrantes de diversas áreas da saúde. As temáticas discutidas foram em torno do câncer de próstata e a importância da participação de múltiplos profissionais no tratamento da doença.
A primeira palestra foi proferida pelo médico radio-oncologista e professor da Universidade Federal do Maranhão, Ricardo Nakamura, que deu dicas de prevenção do câncer. Dando seguimento às discussões, a enfermeira Cimei Simone falou sobre "O Papel do Enfermeiro no Atendimento ao Paciente Oncológico e o paciente Prostatectomizado".
No encerramento da rodada de palestras do período matutino, a enfermeira e coordenadora da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, Vilenice Batista, falou sobre a logística de atendimento da Unidade e a forma de realização dos exames preventivos do câncer direcionado aos homens a partir de 40 anos.
Na parte da tarde, o urologista José Ribamar Oliveira Alves deu início às atividades com a discussão sobre Prevenção, Sintomas, Causas e Efeitos do Câncer de Próstata. E para complementar, Denise Portugal (nutricionista) falou sobre a participação do nutricionista no atendimento a pacientes oncológicos; e Rosélia Albuquerque (Assistente Social) sobre o papel do Assistente Social junto a este paciente.
Nos intervalos das palestras foram realizados ainda momentos de distração com a Cia da Alegria e sorteio de camisetas doadas pelo Instituto Amar Mais. [Maria Almeida - ASCOM]