O evento, que pela primeira vez foi realizado na regional leste, em Timon, foi um verdadeiro sucesso. A competição, que reuniu seis escolas municipais, foi realizada na quadra de esportes da Fundação Cidadania. Participaram da ação as escolas U. E. Maria Zacarias Ribeiro; Projeto Educativo Mãos Dadas; U. E. José Waquim; U. E. Antônio Pereira da Silva; U. E. João Fonseca Maranhão e U. E. Conceição Vieira.
Durante o evento, foram realizadas apresentações artísticas e desfile de roupas feitas inteiramente com materiais recicláveis, que virariam lixo. O vestido de noiva de copos descartáveis foi a roupa eleita como a melhor peça, que foi produzida pelos estudantes da Unidade Escolar Maria Zacarias Ribeiro. As provas da Gincana foram somadas a arrecadação dos materiais recicláveis que superou a meta estipulada.
O objetivo da Gincana Ecocemar foi trabalhar a consciência ambiental dos alunos através da coleta de resíduos recicláveis. As escolas, juntas, arrecadaram mais de 16 toneladas de materiais recicláveis. A meta esperada pelos organizadores da competição era de 12 toneladas. Entre os materiais recolhidos estavam ferro, papel, metais e plástico. Todo o lixo recolhido e entregue no posto do Ecocemar será convertido em desconto na conta de energia de instituições filantrópicas da cidade de Timon.
O diretor adjunto da U. E., Antônio Pereira da Silva, comentou que os alunos se empenharam diariamente com as ações do projeto e conseguiram arrecadar quase 2 toneladas de lixo. “Eles aprenderam bastante durante as atividades. Nós trabalhamos muito e os alunos estão contentes em ter tido a oportunidade de participar”, disse o diretor.
Júlio Mendes, Executivo de Inovação da Cemar, disse: “Nós fizemos a primeira, a segunda e a terceira gincana em São Luís, e para comemorar a inauguração do posto de coleta seletiva aqui em Timon, nós decidimos fazer essa gincana nas escolas no município. A proposta da gincana é conscientizar os jovens e despertá-los sobre esse interesse pelo sustentável”.
O resultado final da gincana foi: 1º lugar – U. E. Maria Zacarias Ribeiro; 2º lugar – Projeto Educativo Mãos Dadas; e 3º lugar – U. E. José Waquim. Os três primeiros colocados participaram do sorteio de tablets. Todos os alunos das seis escolas também receberam mochilas da Cemar.
Estiveram presentes no evento o secretário de Meio Ambiente, Jailson Oliveira; a secretária de Educação, Dinair Veloso; o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal, Celso Tacoani, e o Executivo de Ciência e Inovação da Cemar, Júlio Mendes. Durante a abertura do evento, os secretários presentes comentaram sobre ação, que trabalhou o conceito de educação ambiental nos alunos desde cedo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, o Ecocemar é um projeto importante porque foi possível inserir as crianças da rede municipal de ensino na discussão sobre a questão ambiental e em ações que podem amenizar a poluição e o acúmulo de lixo, que poder ser aproveitado para outros fins. “Inserir essas crianças neste tema é importante porque é aí que eles começam um novo pensamento sobre a temática e uma nova cidade, onde eles passam a cuidar do meio ambiente. Esse projeto é valioso, porque podemos mostrar que o lixo pode se transformar em outros recursos e até gerar renda”, disse o secretário.
O projeto Ecocemar já trouxe resultados expressivos. O total de resíduos que não foram parar no meio ambiente nestes três anos de implantação é de: 7.501.372,35 kg, o que equivale a 7.501,4 toneladas. Com esse número, ganharam todos: natureza, clientes e sociedade. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15189
I Gincana Ecocemar realizada na regional leste supera meta de arrecadação
Alunos da rede pública municipal de ensino participaram de toda a programação da gincana
Comentários