Primeira edição da caminhada "Passos que Salvam" reuniu mais de 1.500 pessoas

A primeira edição da "Caminhada Passos que Salvam", coordenada pelo Hospital do Câncer de Barretos, aconteceu na manhã do último domingo, 26, em Imperatriz. A mobilização reuniu mais de 1.500 pessoas que percorreram cinco quilômetros, passando pelas principais ruas e avenidas da área central. A concentração, largada e encerramento foi na Praça Brasil. Participaram, também, ciclistas de diversos clubes de pedal da cidade.
"É uma causa nobre. Passos que Salvam é uma porta de esperança para os jovens da nossa região, não poderíamos deixar de estar aqui, de ajudar neste evento", ressaltou o presidente do Clube do Pedal Amador, CPA, Adailton Gama, que levou cerca de 50 ciclistas para o evento.
De acordo com a coordenadora local do projeto, Gisele Dias, a caminhada é um alerta à população. "Precisamos conscientizar sobre a prevenção do câncer infantojuvenil, esclarecer e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas da doença é fundamental. Para isso, realizamos palestras há sete meses e hoje é a caminhada", explicou. Além disso, segundo ela, o mais importante do "Passos que Salvam" é a garantia de tratamento aos jovens de Imperatriz no Hospital do Câncer de Barretos, referência para América Latina. Desde que Imperatriz aderiu ao projeto, em abril de 2017, 30 jovens entre 0 a 18 anos já foram encaminhados.
A atendente Camila Almeida, que participou da caminhada, relata que seu irmão de 16 anos será o próximo beneficiado pela campanha. "Wilson foi diagnosticado com leucemia, procuramos a professora Gisele e em dois dias recebemos a confirmação do hospital. Nesta terça-feira, 28, ele será transferido e vai ter a oportunidade de se tratar dentro da melhor estrutura de oncologia do Brasil", destacou.
Para o tratamento, interessados devem procurar o Núcleo para o Rastreamento do Câncer Infantojuvenil, na ala de Oncologia Infantil do Centro Médico Municipal - Rua Luís Domingues, Centro, anexo ao Socorrinho. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Maria Almeida - ASCOM)