A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, realizou nessa segunda-feira, 21, mais uma etapa da capacitação em atendimento direcionada aos profissionais da saúde. Participaram, desta vez, servidores das Unidades Básicas de Saúde do distrito Santa Rita, que abrange as UBSs do São José, Boca da Mata, Bom Sucesso, Planalto, Santa Inês, Vila Macedo, Ouro Verde, Coquelândia e Olho D'Água.
Vigilantes, técnicos em enfermagem, diretores de UBSs, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e recepcionistas são beneficiados com o treinamento. Humanização do Sistema Único de Saúde, SUS, Relações Interpessoais, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e escuta qualificada foram os temas abordados no encontro.
"É louvável, porque a gente se sente mais capacitado, entende melhor do processo que envolve o atendimento. Na maioria das vezes, o servidor só assume sua função sem passar por um treinamento, e aqui estou tendo a oportunidade de me qualificar e atender ao usuário melhor", ressaltou o vigilante da UBS Bom Sucesso, Francisco Jonas.
De acordo com um dos palestrantes, o fisioterapeuta do NASF, Rômulo Salgado, "essa formação continuada em serviço é prioritária a esses funcionários para que eles possam ser agentes transformadores de muitas situações subjetivas que nós encontramos no dia a dia", afirmou.
Segundo ele, a atividade busca melhorar atendimento no SUS, assim como as relações interpessoais entre os profissionais das UBSs, partindo do princípio de harmonizar o ambiente de trabalho. Além disso, é política da gestão oferecer um serviço cada vez melhor com assistência qualificada. (Reginaldo Santos - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16135
Humanização do atendimento no SUS é abordada em capacitação
Treinamento melhora assistência prestada na rede pública de saúde
Comentários