Atendendo às recomendações do Ministério da Saúde, dentro da premissa de oferecer assistência de excelência ao binômio mãe-filho, o Governo do Estado acaba de implantar no Hospital Materno Regional de Imperatriz (HRMI), uma Unidade de Recuperação Pós-Anestésico (URPA), destinada ao atendimento intensivo das pacientes parturientes no período que vai desde sua saída do centro cirúrgico até a recuperação da consciência, eliminação de anestésicos e estabilização dos sinais vitais.
Os objetivos e vantagens da Unidade que era uma antiga reivindicação dos profissionais daquela instituição, incluem prevenção e detecção precoce das possíveis complicações pós-anestésicas e pós-cirúrgicas.
Para o diretor geral do hospital, Reginaldo Nascimento Batista, essa foi uma grande conquista. “Ao assumirmos a direção do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz percebemos essa grande deficiência, que era a sala pós-anestésica, vital para uma maternidade de alta complexidade, então colocamos entre as nossas prioridades e fomos prontamente atendidos pelo governo, através da Secretaria de Estado da Saúde”, disse Reginaldo Batista.
O diretor acrescentou ainda que será oferecido um atendimento exclusivo de profissionais capacitados para atender mãe e bebê durante a recuperação anestésica e estimular o aleitamento materno na primeira hora de vida.
O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz conta com 62 leitos de UTI Neonatal e realiza aproximadamente 600 partos/mês atendendo parturientes de toda Região Tocantina, Sul do Maranhão e até dos estados vizinhos do Pará e Tocantins.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15330
Comentários