Seis de dezembro é o Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Em Imperatriz várias instituições estão envolvidas nessa causa, entre elas o Ministério Público. Servidores e promotores usaram o laço branco como símbolo de respeito e paz com as mulheres.
O titular da Promotoria de Justiça Especializada em Defesa da Mulher, Frederik Bacellar, destacou a importância desse ato: “O dia é muito importante porque simboliza a luta pelo fim da violência doméstica. É uma busca da sensibilização não só das mulheres e do movimento feminista, mas também dos homens para que conheçam e se tornem multiplicadores dessa luta”.
O objetivo é mostrar o empenho dos homens nessa causa e agir em memória das vítimas do episódio ocorrido no dia 6 de dezembro de 1989, no Canadá que deu origem à Campanha do Laço Branco.
A origem - No dia 6 de dezembro de 1989, um homem invadiu a sala de aula de um curso de Engenharia em Montreal, Canadá. Ele pediu que os homens se retirassem, atirou, matou 14 mulheres e em seguida suicidou-se.
Uma carta deixada por ele revelou que o motivo do seu crime foi o ingresso de mulheres no curso de Engenharia, área geralmente ocupada por homens.
A partir de então, vários homens se reuniram e decidiram criar essa campanha como forma de mostrar que existem homens que repudiam esses atos e que estão engajados na luta pela defesa da mulher.(Isabela Crema / CCOM-MPMA)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14573
Comentários