Raimundo Primeiro

Na “área”, Jeremias Alves

A crônica esportiva faz ecoar hoje não o grito das torcidas, seja no Estádio Frei Epifânio ou nos campos de várzeas, espalhados, principalmente, pelos bairros e zona rural de Imperatriz, mas o nome do jornalista Jeremias Alves, apresentador da edição local do “Globo Esporte”, exibido diariamente pela TV Mirante (Rede Globo), Canal 10. 
No Centro, infelizmente, não existem mais locais livres (terrenos vazios) para a grande paixão dos brasileiros: jogar futebol, fazer a bola rolar, durante os momentos de lazer, sobretudo, durante os fins de semanas. Só noutras regiões, entre as quais, claro, os distritos e povoados, além de bairros mais afastados, onde a prática futebolística ainda é vista, com os garotos jogando, mostrando os talentos que têm, quando estão com a redondinha nos pés. Fazendo “arte”.
Na sexta-feira, 17 de julho, Jeremias Alves, o “Jerê”, como é carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho, completou mais um ano de vida, fechando um ciclo. Foram muitos desafios. Entretanto, conquistas também. 
Adversidades perpassadas ante a determinação que tem marcado a sua trajetória, além do apoio dos familiares, colegas e do público, alvo das atividades que desenvolve diariamente.
Recordo-me do Jerry, como também é conhecido, em atuação na afiliada em Imperatriz da TV Dário, de Fortaleza (Ceará), lá no Canal 25, quando ele trabalhava no “Jornal dos Municípios”, fazendo reportagens para o programa ancorado pelo jornalista José Filho. Jeremias começou no jornalismo exercendo a função de repórter cinematográfico (cinegrafista). 
Jeremias soube desempenhar o ofício, filmando com profissionalismo os fatos registrados em Imperatriz e região. Na sequência, passou a ser repórter. Deu certo. 
Correspondeu às expectativas e, pouco tempo depois, foi contratado pela TV Mirante, passando a integrar a Equipe de Reportagem da emissora da rua Alagoas, bairro Juçara. Hoje, manda ver, ancorando o “Globo Esporte”.
Jerry e/ou “Jerê”, permaneça com a mesma determinação. Parafraseando Claudio Abramo: “jornalismo é, antes de tudo e, sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”.
A forma de trabalhar do “Jerê” faz jus a diversos adjetivos, incluindo-se: simpatia, humildade, companheirismo e competência. Sempre que vou a Redação da TV Mirante, aqui em Imperatriz, cumprimento-o, recebendo manifestações de carinho e apreço, coisa de gente fina, que tem diferencial, é generosa, notadamente gentil.
Lembrando o jornalista e radialista Roberto Avallone: Jeremias, continue sendo “jornalismo futebol clube”, cobrindo o futebol imperatrizense, nas suas diversas áreas (profissional e amadora), com o mesmo brilho.
Comemore, faça gol de placa, no dia que completa mais um ano, festejando da forma que sempre fez. 
Vale lembrar, a propósito, que “a alegria evita mil males e prolonga a vida” (William Shakespeare) 
Estamos na torcida!
Feliz aniversário!
Parabéns!