Este colunista e Seu Olímpio em fevereiro deste ano na Confraria do Olímpio - Divulgação
Olímpio e amigos da Confraria - Divulgação
Sergio Godinho, Olímpio, Gilson e Toinho - Divulgação
Nelson, Olímpio, Ildon e Nabarro - Divulgação

Imperatriz perdeu no domingo, 17 de maio, um dos mais importantes pioneiros e de família tradicional na cidade: o senhor Olímpio Herênio Bandeira. Foi mais uma vítima da covid-19. O guerreiro e querido Olímpio completaria 94 anos de idade dia 11 de junho. Faltou pouco.

“O pai acaba de falecer”. Com esta frase curta e direta às 13h31m de domingo o filho mais velho de Seu Olímpio, o querido Nelson Bandeira, dava a triste notícia da morte do pai aos amigos da Confraria que leva seu nome.

Imediatamente, dezenas e dezenas de mensagens de condolências foram chegando no Grupo da Confraria no WhatsApp e em tantos outros e nas redes sociais de um modo geral sobre a morte de Olímpio Bandeira.

“Meus sentimentos à família”. (Hamilton Miranda).

“Meus sentimentos a família”. (Valmir Lima).

“Meus sentimentos a família”. (Moacir Milhomem).

 “Impactado aqui com essa notícia. Sem palavras meu irmão”. (Elson Araújo).

“Meu amigo e confrade Nelson, estamos compartilhando com você essa grande dor. O seu Olímpio estará sempre em nossas memórias e corações! A confraria do Olimpão!!! Nunca será esquecida!!!”. Meus sentimentos a você e a toda a família! Que Deus nos der forças e nos conforte nesse momento de grande dor! O seu Olímpio, partiu, com certeza está no reino do céu! Cumpriu aqui na terra com humildade, honestidade e honradez seu papel de cidadão, pai e amigo!!! Ele será eterno em nossas memórias e corações!” (Francinilson Sousa).

 “Força e Fé confrade Nelson, temos uma história linda que precisamos preservar, conte com seus amigos, tenho certeza que juntos possamos superar essa imensa dor e conviver com doces lembranças. O Céu recebe um homem honrado, excelente pai e querido amigo. A nós, da Confraria fica os ótimos momentos e ensinamentos e adquiridos aos longos destes maravilhosos anos de convivência com este guerreiro. Tio Olímpio descanse nos braços do Pai”. (Maurício Martins).

 “Nelson, meus pêsames. Sem palavras para descrever esse momento. Receba meu abraço”. (Henrique Lobato).

“Minhas condolências a todos da família”. (Richard Dourado).

“Com muito pesar e tristeza, hoje partiu um sábio querido e carinhoso. Tive o privilégio de cuidar como um vô, um pai e principalmente um amigo. É uma honra também está presente nessa confraria que leva seu nome e o deixa eternizado. A todos o confrades e família meus sinceros sentimentos”.  (Paulo de Moura e família).

“Vamos ter só lembranças boas e felizes dele”. (Mauro).

“Nelson Bandeira, receba os meus sinceros sentimentos pela irreparável perda do Senhor Olímpio. Que nosso pai celestial conforte os familiares e amigos nesse momento de tão profunda dor”.(Lula Miranda)

“Imperatriz perdeu hoje um filho ilustre, figura histórica da cidade. E eu perdi um grande amigo, de quem guardo muitas lembranças de carinho, afeto, respeito paternal. Olímpio Bandeira fez hoje a viagem. Abraço solidário à família Bandeira e toda família imperatrizense”.  (Márcio Jerry).

“Meu amigo e confrade Nelson, receba em nome de todos os familiares nossos sentimentos de pesar pela irreparável perda. Que Deus conforte você, familiares e a todos nós neste momento difícil. O Mestre Olímpio deixa um legado de Cidadão de bem, exemplo de correção em seus atos e de honestidade. Amigo de todos. Um grande abraço! (Raimundo Fonseca).

“Poderoso Irmão Nelson, não há nada capaz de suprir uma perda como esta.  Os meus sinceros pêsames. Lamento a sua perda e imagino a dor que agora atormenta seu coração. Mas tenha força e acredite que com o tempo tudo ficará mais fácil. A saudade estará sempre presente, e através dela a memória do Sr. Olímpio continuará viva”. (Farnésio dos Santos).

“Triste para nós que vamos sentir saudades dele. Ele diversas vezes havia me dito que estava cansado”. (Alair).

“Deus lhe ampare lá no Céu e dê força para a família e para os amigos superarem essa grande perda”. (Magno Borba).

“Meu Deus, que notícia triste! Meus sentimentos para toda a família! Que conforte todos! (Beto Padeiro).

 “Nelson, que Deus conforte a todos nós, pois somos e sempre seremos uma família. Que fique o exemplo de gratidão, sinceridade, presteza e principalmente de lealdade a todos nós. Realmente sentimos muito. Muito mesmo (Guibens).

 “Com muita tristeza que vejo essa triste notícia. Em 1 segundo passou um filme na minha cabeça. Grande parte da minha vida teve sua presença com seus conselhos e respeito”. (Antônio Lucena Filho).

 “Uma grande perda. Nosso coração está triste”. (Hemival Herênio).

“Profundamente consternado, lamento a morte do amigo, que com sua amizade, alegria  e a Confraria, nos proporcionava  momentos de diversão. Também nos ajudou com os seus ensinamentos de um grande líder. Seu Olímpio, eterno amigo, que Deus lhe receba no seu merecido lugar. Não esquecerei o Senhor. À família, meus sentimentos. Tudo tem seu tempo, sua hora. A nossa também chegará. Torcemos que demore. Deus é que comanda. É a vida. Mas Seu Olímpio não morreu para nós. Serão lembranças eternas do grande amigo/pai. Vamos continuar nossa caminhada aqui na terra. Com mais fraternidade. Amém. (Coriolano Filho – Coló).

 “Meu irmão Nelson, minhas mais sinceras condolências pela subida do vosso pai (senhor Olímpio) ao Oriente Eterno. Que o Grande Arquiteto do Universo receba ele ao seu lado e conforte os seus aqui no oriente terreno. Firmamo-nos solidários a toda a família, neste momento de dor e colocamo-nos à disposição naquilo que for preciso e nos seja possível”. (Anfrízio).

“Lamento muito a partida do nosso guerreiro Olímpio” (Antônio).

“Que tristeza meu Deus. Que Deus abençoe imensamente os caminhos do Sr. OLIMPIO ao oriente eterno”. Força meu querido amigo e irmão. Deus abençoe toda a sua família para que consiga resistir a tanta tristeza e saudade.  Poxa vida! Que tristeza meu Deus. Que Deus abençoe imensamente os caminhos do Sr. Olímpio ao oriente eterno”. (Nabarro).

 “A toda família meus sentimentos. Uma perda, muita do, muita dor. Que o criador vos consolem. A sua resiliência não será jamais esquecida”. (Absay).

 “Nelson e familiares, meus sentimentos. O Seu Olímpio cumpriu a missão e cumpriu muito bem. Que Deus o tenha e conforte à todos vocês”. (Carlos Amorim).

“Meus sentimentos, meus pesares pelo falecimento do Olimpão. Que Deus console a todos”. (Derviem).

“Meus pêsames. Fica a alegria dele, e continua a nossa como ele gostava. Vai em paz Sr. Olímpio”. (José Alfredo).

Os ex-prefeitos Sebastião Madeira e Ildon Marques também enviaram mensagens de condolências ao amigo Nelson Bandeira e à família, já publicadas aqui em O Progresso na edição de ontem.

Nelson lamenta a morte do pai

“Estou sentindo-me inerte em não acompanhar meu pai até sua última morada. Infelizmente! Mas, com certeza fui pra ele como sempre falava ...esse é o Nerso! Descanse em paz meu velho e inesquecível guerreiro. Sua confraria sempre lembrará de você. Seja feliz!

Estamos se restabelecendo do tombo que levamos com a partida guerreiro. Diante disso, queremos agradecer de coração toda solidariedade recebidas dos amigos confrades. Vamos dar tempo ao tempo, é claro, depois dessa tempestade, para revitalizar aquela casa que significa o ócio de todos os confrades. Tudo passa, e a vida continua. Um abraço fraterno a todos.

Amigos confrades, Deus chamou guerreiro para o seu lado. Está deixando uma história com perfil de idoneidade, equilíbrio, sensatez, e acima de tudo devotava toda sua admiração pelos confrades que tinha. Chegou o momento de ir. A situação sanitária é tão injusta que nos proíbe de estar presente. Mas, fizemos o que foi possível fazer. Agradecemos de coração o apoio a deferência que tiveram no curso de sua existência. Vamos dar tempo ao tempo para recompormos”.

Enterro rápido

Lamentavelmente, por causa da pandemia, não houve velório para também não ocorrer aglomeração de pessoas. Por isso, os amigos não puderam prestar uma última homenagem ao guerreiro Olímpio Bandeira. O enterro ocorreu no domingo mesmo.

Só “assuntando”

Olimpão, como chamado carinhosamente pelos membros da Confraria que leva o seu nome, conhecia bem a história de Imperatriz. Foi um pescador nato no Rio Tocantins e funcionário exemplar da antiga Sucam. Já estava aposentado há muito tempo. O Bar do Olímpio, como ele disse em entrevista, foi criado para aumentar sua renda e reunir os amigos. 

A Confraria já foi tema aqui na coluna. É um local que reúne políticos, empresários, funcionários públicos, jornalistas, ex-jogadores de futebol, comerciantes, profissionais liberais, entre outros, para beber uma gelada e trocar ideias, falar sobre política, economia e da vida dos outros mesmo, com todo respeito, claro.

Nos últimos anos, o Olimpão já quase não conversava. Ficava só “assuntando”.  O atendimento do bar foi feito por um período pelo o amigo Mário e depois pelo amigo e quase filho, Mauro. Dependendo do movimento, no carnaval, por exemplo, os filhos Nelson e Otília ajudavam. Mas durante muito tempo quem tocou o bar foi mesmo o Olimpão, com toda sua simpatia.

Vai com Deus meu amigo Olímpio Bandeira. Um dia nos encontraremos.

Sugestão

Sugiro ao nobre vereado Hamilton Miranda que apresente na Câmara Municipal um Projeto de Lei alterando o nome da Rua 15 de Novembro para Rua Olímpio Bandeira. Seu Olímpio merece.