Com alegria, sorriso no rosto e bastante gargalhada, assim foi a tarde do último sábado (11) das crianças internadas no Hospital Municipal Infantil – Socorrinho. As dores e angústias vivenciadas nas enfermarias e corredores do pronto socorro infantil deram lugar a brincadeiras e diversão, proporcionadas pela Cia da Alegria, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Município.
O contentamento era visível nos olhos de pais e crianças que observavam atentamente o teatro e arte circense dos profissionais, que vestidos de palhaços levaram aos enfermos do HMII esperança e uma nova forma de encarar a realidade. “Muito interessante esse trabalho, a gente se distrai e esquece um pouco os problemas que temos”, afirmou a mãe de uma criança de 08 anos internada no Socorrinho devido a acidente de moto.
A ação teve como objetivo comemorar o Dia das Crianças, levando aos pequenos pacientes a oportunidade de festejar a data. Além de se divertir com as apresentações, as crianças ganharam brinquedos que foram distribuídos nas enfermarias e na UTI - Unidade de Terapia Intensiva do Hospital. A enfermeira Thaise destaca que ações como estas são fundamentais para melhoria do quadro clínico dos pacientes.
“Os ânimos se exaltam, elevando a autoestima tanto do internado quanto do acompanhante, e isso faz com que eles fiquem mais flexíveis e otimistas com o tratamento”, explica Thaise ao ressaltar a importância do trabalho voluntário nestas ações, afirmando que foi graças à Cia que o trabalho foi realizado.
“A filosofia da nossa Cia é mudar vidas, transformar comportamentos e melhorar a capacidade de absorção das atuações que nos envolve. Nós mesmos, a partir deste trabalho, passamos a encarar a nossa própria vida com mais alegria, enxergando os problemas de outra maneira; nós descobrimos o palhaço que temos dentro de nós, e tornamos a vida mais leve”, ressalta um dos componentes da Cia da Alegria de Imperatriz, informando que trabalho voluntário voltado para essa modalidade é uma tendência mundial.
Estiveram presentes na ação, além dos integrantes da Cia, os coordenadores dos programas Saúde Bucal – Célia Noronha, Saúde da Criança e do Adolescente – Valéria Moreira, Saúde do Homem – Felipe Hanns e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – Rosélia Albuquerque. [Maria Almeida – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15132
Comentários