José Herênio (C) explica aos confrades sobre as nuances de seu livro histórico

Domingos Cezar

Baseados no livro "Imperatriz - Uma avozinha de cem anos", de autoria do historiador José Herênio, vereadores aprovaram projeto de indicação solicitando ao prefeito Assis Ramos a construção de um monumento que indique o Marco Zero, ou seja, o exato ponto da fundação da cidade pelo Frei Manoel Procópio.
O projeto é de autoria dos vereadores Adhemar Alves de Freitas Júnior, Fábio Hernandez de Oliveira Sousa, Irmã Maria Telma de Sousa Rocha Silva, José Arimatheia Pereira de Castro (Ditola) e Manoel da Conceição de Almeida (Bebé Taxista).
Em sua justificativa, os edis lembram que a povoação iniciou em julho de 1852, com a chegada de Frei Manoel Procópio, onde encontra-se situada a Praça da Metereologia, o que faz do local um dos principais pontos históricos da cidade, tanto do ponto de vista histórico quanto cultural.
Os autores do projeto de indicação argumentam que seria interessante envolver o maior número de cidadãos na escolha do tipo de monumento a ser erigido. Sugerem a criação de um concurso direcionado a técnicos em arquitetura, arquitetos e engenheiros para apresentação de projeto a ser escolhido por uma comissão criada pela Fundação Cultural.
Observam, ainda, que na Praça da Metereologia, em frente ao Hospital da Unimed, existe um espaço de 100m² adequado à construção do monumento, que vai se tornar mais um importante ponto turístico da cidade de Imperatriz. O projeto será enviado para o executivo para que seja sancionado pelo prefeito Assis Ramos.
José Herênio de Souza, o autor do livro "Imperatriz - Uma avozinha de cem anos", é de família tradicional desta cidade, com ramificações em Carolina e Marabá (PA). Piloto de avião aposentado, advogado, escritor atuante, mora há vários anos no Rio de Janeiro, é membro da Academia Imperatrizense de Letras - AIL.