A coordenadora Vanessa Aguiar (Hiperdia) diz que crianças e adolescentes estão recebendo orientações sobre o diabetes tipo um

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por intermédio do Programa Hiperdia, intensificou durante os meses de junho e julho a divulgação do Programa de Prevenção do Diabetes, em Imperatriz. A informação foi prestada ontem (2) à reportagem pela coordenadora do Hiperdia, Vanessa Aguiar.
“Nós temos difundido a prevenção do diabetes nas escolas, pois estamos com um público de crianças e adolescentes fazendo tratamento e prevenção dessa doença que tem aumentado bastante nesses últimos meses em Imperatriz”, explicou ela, que reitera a “força-tarefa” das equipes de saúde que estão realizando esse trabalho nas escolas municipais buscando conscientizar os alunos.
Vanessa Aguiar ressalta ainda que estão sendo ministradas palestras nas escolas, bem como orientações sobre a realização de atividades físicas e da alimentação saudável para crianças e adolescentes. “O lanche da maioria dos estudantes é salgadinho e refrigerante, deixando assim de ter uma alimentação saudável, alimento que poderia ser substituído por um suco natural ou um bolo caseiro”, sugere.
Ela entende que esse trabalho resultará em benefícios, em médio prazo, para crianças e adolescentes, que receberão informações sobre alimentação saudável, reduzindo de forma considerável o número de casos de Diabetes tipo um.

Diabetes tipo 1
É também conhecido como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado. Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens. (Comunicação)