A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), descentralizou a execução do Programa Hiperdia, levando-o para os funcionários das empresas dos ramos do comércio e serviços em Imperatriz. A informação foi repassada na última quinta-feira (10) à reportagem pela coordenadora do Programa Hiperdia, Vanessa Aguiar.
“Esse é um trabalho de prevenção e educação em saúde, pois a maioria desses trabalhadores não busca por atendimento médico”, observa ela, que considera de suma importância o diagnóstico precoce dos casos de hipertensão e diabetes, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Ela explica que, durante a abordagem nas empresas, os funcionários podem realizar teste gratuito de glicemia e verificação da pressão arterial, bem como são realizadas palestras educativas como forma de conscientizá-los sobre os riscos dessas doenças. “Nós entregamos também folhetos explicativos à comunidade trabalhadora para atendê-los da melhor forma possível, inclusive nas unidades básicas de saúde, instaladas em bairros e povoados de Imperatriz”, conta.
Em alguns casos, existem pessoas que estão com essas doenças [diabetes e hipertensão] durante anos, mas que não conhecem os sintomas. “Essas palestras são imprescindíveis para esclarecer a população sobre essas doenças”, explica.
Conscientização - A coordenadora Vanessa Aguiar esclarece, ainda, que a promoção da saúde pública tem o objetivo de diagnosticar casos de diabetes e hipertensão na família (hereditário), que pode estar em processo de evolução. “Esse trabalho de prevenção educará a comunidade, alertando-a para os cuidados com a saúde, estimulando-a a praticar exercícios físicos e a ter uma alimentação saudável”, emenda.
Segundo ela, o resultado é positivo da Campanha de Prevenção e Combate a Hipertensão realizada recentemente pela Secretaria Municipal da Saúde, onde começou a mobilizar algumas pessoas a realizar atividades físicas e melhorar a alimentação. “Essa mudança de comportamento tem reduzido os acidentes vascular cerebral”, conclui. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14401
Comentários