Hamilton Miranda utiliza a tribuna e reivindica do Ceste construção de praia artificial

O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda de Andrade (PSD), reivindicou nessa terça-feira (27) ao Consórcio Estreito Energia (Ceste) a inclusão da cidade no projeto denominado “praias permanentes”. Ele alega que “esse projeto beneficiou apenas os municípios de Estreito, no Maranhão; Filadélfia, Palmeirante e Palmeiras, no Tocantins”.
Miranda observa que depois da construção da hidrelétrica de Estreito, o período de veraneio sofreu alterações nas praias do Cacau e do Meio, no rio Tocantins, em Imperatriz. “Estive no Estreito, na semana passada, e verifiquei que o Ceste construiu uma praia artificial, assim como na cidade de Palmeiras, conhecida como ‘Mosquito’, porém nada fizeram em benefício dos banhistas de Imperatriz”, reclamou.
De acordo com o projeto, as praias permanentes incluem em sua estrutura barracas, palco de shows, equipamentos de ginástica, quadras para futebol de areia e vôlei de areia, playground, calçadas, área de estacionamento e banheiros – inclusive para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.
Ele questionou a ausência de investimentos na área social pelo Ceste, principalmente em relação à construção de “praias permanentes” na cidade de Imperatriz. “Nós queremos convidar o vereador-presidente da Comissão de Obras para se deslocar até Estreito e conhecer os investimentos que foram realizados nessas praias permanentes”, disse.
Em aparte, o vereador Antônio José assinalou que conhece algumas cidades do estado tocantinense que foram beneficiadas com o projeto “praias permanentes” construídas pelo Ceste. “Essas praias funcionam o ano inteiro, pois aqui do outro lado (Bela Vista, no Tocantins) tentaram fazer uma praia artificial”, frisa.
O parlamentar defende que sejam feitas gestões junto à direção do Ceste para que Imperatriz seja contemplada com uma praia artificial, semelhante a que foi construída na cidade de Estreito.
José Edílson Costa Oliveira, presidente da Colônia de Pescadores Z-129, de Ribamar Fiquene, que acompanhava na galeria da Câmara Municipal o discurso do vereador-presidente Hamilton Miranda, parabenizou pela iniciativa de reivindicar providências ao Ceste para implantação de uma praia permanente na cidade de Imperatriz. “Nós iremos propor aos vereadores de Ribamar Fiquene que façam mobilizações no sentido de pressionar o Ceste a construir praias permanentes no leito maranhense do rio Tocantins”, disse.
Segundo ele, o período de veraneio oscila anualmente com alterações no calendário definido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), causando grandes prejuízos aos barraqueiros, barqueiros, pescadores e à comunidade em geral. (Assessoria)