Encontro debateu próximos passos do Fórum

Hemerson Pinto

O debate será levado no próximo dia 31 à Câmara de Vereadores de Imperatriz. O objetivo da discussão, reforçada com a criação do Fórum Permanente de Patrimônio Histórico e Cultural, é criar oportunidades para o debate público com participação civil, incentivando a criação de políticas públicas para preservar a memória coletiva.
Segundo o professor de história e pesquisador na área de patrimônio, Carlos Leen, uma reunião com membros do Fórum e apoiadores aconteceu poucos dias antes do carnaval e discutiu os próximos passos do debate. “Reunião para encaminhar propostas e dar desdobramento à criação da Lei de Patrimônio Histórico Cultura e criar um conselho cultural”, informou.
Carlos Leen explica que memória cultural “é um bem riquíssimo para qualquer cidade. Queremos trazer pra comunidade esses espaços, como recuperação da memória da história da cidade”. São exemplos: arquivo público, museus, centro de memória, tombamento de imóveis, entre outros espaços. “Hoje um museu incentiva a educação”, reforça o pesquisador. Por enquanto, o Fórum realiza pesquisas para reunir informações sobre o tema e expor os resultados na Câmara, em 31 deste mês.
O Fórum Permanente de Patrimônio Histórico e Cultural foi criado recentemente por professores, vereadores e pesquisadores e outros segmentos interessados no assunto.