Alunos do curso de Direito: participação na MILSET 2012, a maior feira científica do mundo

Em pouco mais de um ano de existência, o grupo de pesquisa “Direito, Estado e Controle Social” já obteve diversos prêmios, credenciamentos e notoriedade. Dividido em quatro vertentes e orientados pelo professor MSc Antonio Coêlho Soares Junior, o grupo de alunos do curso de Direito da UFMA tem estado em evidência também no cenário internacional.
Em 2010, durante a IV FECITEC – Feira de Ciências e Tecnologia do Sul do Maranhão, em Imperatriz, apresentaram-se as vertentes “A realidade penal dos transtornados mentais (inimputáveis) em Imperatriz”, integrada pelos acadêmicos Fernanda Arruda, Tracy Anne Duarte e Thallyane Barros, e “A realidade carcerária dos deficientes audiovisuais e motores em Imperatriz: uma compreensão a partir do princípio da dignidade da pessoa humana e da Criminologia Crítica”, composta por Caroline Liebl, Denisson Gonçalves e Paulo Ricardo Nascimento. Este último grupo obteve prêmio de destaque na área Sênior e credenciamento para participar do V Foro Internacional de Ciencia y Engeniería – Categoria Supranível, em Santiago, Chile, o qual ocorreu em agosto do corrente ano, e lá foi apresentado por Caroline Liebl, com o apoio do Grupo Bradesco e do Sindileite – Sindicato Leiteiro. Ressalte-se o importante compromisso social das empresas ao apoiarem a disseminação do saber científico.
O sucesso foi ainda maior durante a edição de 2011 da FECITEC. A vertente relacionada aos deficientes obteve o 2º lugar geral em Método Científico, o 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas e o relevante credenciamento para participação na MILSET 2012, a maior feira científica do mundo, que será realizada no Paraguai. Também o projeto referente aos transtornados mentais foi premiado, conquistando o 3º lugar geral em Método Científico, 2º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas, 3º lugar em apresentação visual e credenciamento para participação no VI Foro Internacional de Ciencia y Engeniería – Categoria Supranível, em Santiago, Chile, em 2012.
Ademais, os novos projetos “Mulheres Criminalizadas: da opressão social à repressão criminal”, apresentado por Felipe Fontes e Bruna Oliveira, e “A estigmatização do indígena: a construção de um novo inimigo”, composto por Thiago Lima e Brunna Arruda, também se apresentaram na V FECITEC e obtiveram credenciamento para participar da 1ª MOSTRACIABA – Mostra Científica e Tecnológica do CIABA, em Belém-PA.
Em apresentações, todo o grupo utiliza-se do paradigma da Criminologia Crítica para desconstruir a imagem histórica do criminoso e, assim, engrandecer o debate sobre o caráter retributivista das penas, as finalidades ocultas do cárcere desde a sua concepção e o modo como as minorias são selecionadas pelo Sistema Penal. Paralelamente, o grupo mantém o blog direitoe stadoecontrol esocial. wordpress.com, onde coloca diários de bordo, notícias, links, resumos de livro e recebe visitas de mais de 15 países.