Na manhã dessa quarta-feira (9), a titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres - SMPM, Maria da Conceição Medeiros Formiga, e Conceição Silveira, representando o Banco do Nordeste, estiveram com uma turma de funcionários para conversar sobre o Grupo de Estudo em Pesquisa em Gênero que será instalado naquela instituição financeira.
Conceição Silveira, funcionária do Banco do Nordeste e membro do Conselho Municipal da Mulher, solicitou que a Secretaria Municipal da Mulher concretizasse uma das ações do I Plano Municipal de Políticas Públicas da Mulher: a implantação de Grupos de Estudo e Pesquisa em Gênero, no que prontamente foi atendida. Já existem grupos implantados na UEMA e UFMA.
Presentes, além das funcionarias (os), encontravam-se a secretária Conceição Formiga, a pedagoga Djanane e a estagiária de Serviço Social Kauane. A maioria aceitou a proposta e foi considerado criado um seleto Grupo de Estudo e Pesquisa na instituição financeira. A secretária entregou artigos escritos pela professora Mary Ferreira para leitura.
O Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres vem contribuindo para o enfrentamento do preconceito e da discriminação de gênero, étnico-racial, religiosa, geracional, por orientação sexual e identidade de gênero, por meio da formação de gestores/as, profissionais da educação e estudantes no ensino fundamental e na modalidade ensino EJA.
Dentro ainda do aspecto educacional, visa também garantir o acesso e a permanência de meninas, jovens e mulheres à educação de qualidade, especificamente aos grupos com baixa escolaridade (mulheres adultas e idosas, com deficiência, negras, do campo e em situação de prisão).
O plano objetiva reduzir o índice de analfabetismo feminino, em especial entre as mulheres negras e acima de 50 anos; setor de inspeção escolar informações sobre comunidade escolar, senso escolar, além de promover a ampliação do acesso ao ensino profissional e tecnológico, com equidade de gênero, raça/etnia.
Visa garantir a inserção de conteúdos de educação para a equidade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica e promover a formação de gestores/as, servidores/as, profissionais da educação e estudantes dos sistemas de ensino público no nível básico e na modalidade de ensino EJA nos temas da equidade de gênero e valorização das diversidades.
Objetiva, ainda, alfabetizar 3 milhões de mulheres; reduzir de 9,64% para 8% a taxa de analfabetismo feminino, entre 2006 e 2011, reduzir de 13,38% para 11% a taxa de analfabetismo das mulheres negras, entre 2006 e 2011, construir 950 salas de aula em comunidades remanescentes de quilombos e formar 5.400 professores/as da rede pública de ensino fundamental para atuar em comunidades remanescentes de quilombos. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14979
Grupo de Estudo em Pesquisa em Gênero será instalado na Agência do Banco do Nordeste
Já existem grupos implantados na UEMA e UFMA
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