As agências bancárias públicas fecharam ontem

O Sindicato dos Bancários reuniu os profissionais de Imperatriz, na manhã de ontem, para discutir ações relacionadas à greve, iniciada nessa terça-feira.
O diretor regional do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Cássio Valdenor Paz Moreira, disse que o primeiro passo da estratégia grevista foi concluído: conseguir a adesão dos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal). O segundo passo, segundo ele, será o cronograma de manifestações e adesão dos bancos particulares.
“Depois de dois meses de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), não aceitamos a proposta, que é abaixo do pedido. A princípio, estamos discutindo atos públicos nas ruas e em frente a bancos, para divulgar para a população os motivos por estarmos em greve”, ressalta o diretor sindical, destacando a Lei das Filas como uma das principais bandeiras de luta.

Segundo o comando de greve, outras prioridades da classe, que foram ignoradas nas últimas reclamações, são:

- Melhores condições de trabalho e aumento salarial;
- Metas abusivas;
- Assédio moral;
- Extrapolação de horário;
- Segurança nos bancos.
“O que queremos são melhores condições de trabalhos para atender melhor ao nosso cliente e, também, melhor qualidade de vida. Um funcionário que trabalha em um banco público, por exemplo”, finaliza Cássio Valdenor.